Notícias

Etig não trata maior parte dos esgotos

Águas do Rio promete melhorar serviços com automatização


29/07/2022 - Edição 2104

Língua negra na Praia de São Bento, no Galeão, próximo ao ponto da Peixaria
Língua negra na Praia de São Bento, no Galeão, próximo ao ponto da Peixaria

Nas últimas semanas, o jornal Ilha Notícias tem publicado uma série de matérias que abordam a triste situação de poluição da Baía de Guanabara, que cerca todo o território da Ilha do Governador. Na baía, há décadas é despejada uma grande quantidade de esgoto não tratado de residências, atividades comerciais e industriais, cuja origem é principalmente de cidades que ficam no seu entorno.  

Em razão disso, o índice de qualidade das águas nas praias da Ilha é considerado péssimo, segundo o Instituto Nacional do Meio Ambiente (Inea). Enquanto isso, a Estação de Tratamento da Ilha do Governador (Etig), trabalha abaixo de sua capacidade e processa apenas 250 litros por segundo, enquanto deveria tratar cerca de 800 litros desde a inauguração.  

Segundo os técnicos, a Etig só opera em cerca de 30% da sua capacidade atualmente, porque é necessário investir na modernização da Etig, adquirindo novos equipamentos, como digestores e centrífugas. Por outro lado, também é preciso realizar a manutenção das elevatórias, equipamentos responsáveis por bombear e conduzir o esgoto de diversos bairros da Ilha para a estação.  

— É muito importante que seja feita uma modernização urgente no que diz respeito ao saneamento básico em diversos bairros da Ilha e melhorar a efetividade da Estação de Tratamento de Esgoto da Ilha. Mas as praias da Ilha hoje sofrem não somente com o esgoto que é produzido aqui mas com a soma do que vem de outras regiões e cidades. É preciso resolver o problema de todas simultaneamente — afirma o ecologista insulano líder do programa Baía Viva, Sérgio Ricardo.  

Para o biólogo Mário Moscatelli, o quadro é desalentador, mas com a chegada da nova concessionária Águas do Rio, as esperanças se renovam e cabe aos governantes cobrar para que a empresa realize o combinado em contrato e a Estação de Tratamento da Ilha seja melhorada  

Em nota, a Águas do Rio informa que está trabalhando na recuperação e ampliação da capacidade das estações. No caso das Estações Elevatórias Tauá e Paranapuã, que levam o esgoto para a Etig, a concessionária está implantando um novo sistema de gradeamento e iniciou a recuperação das unidades operacionais da Etig, com a reforma de decantadores primários e secundários. A empresa informa também que investe na automação, fato que permitirá o acompanhamento do funcionamento da unidade em tempo real e, até dezembro deste ano, todo o sistema da Ilha estará automatizado.