Lusa

Estádio da Lusa ganha mais arquibancadas

Prefeitura vai doar estrutura usada nas Olimpíadas do Rio


Por André Oliveira

08/07/2022 - Edição 2101

Projeto do novo estádio Luso-Brasileiro vai aumentar a capacidade do local, que hoje é de 5 mil, para 16 mil
Projeto do novo estádio Luso-Brasileiro vai aumentar a capacidade do local, que hoje é de 5 mil, para 16 mil

A Associação Atlética Portuguesa vai ampliar a capacidade de público no estádio Luso-Brasileiro. O local, que já foi palco de jogos do Flamengo, Fluminense e Botafogo, irá receber estrutura definitiva e expandirá sua capacidade para até 16 mil torcedores. Atualmente, o estádio tem capacidade para receber 5.044 espectadores. As novas arquibancadas serão doadas pela prefeitura do Rio e virão da Arena do Futuro, palco das partidas do handebol nas Olímpiadas, como destinação do legado olímpico, já que seriam demolidas.  

O presidente administrativo da Portuguesa-RJ, Marcelo Barros, participou diretamente nas tratativas juntamente com o prefeito Eduardo Paes, que contou com apoio do deputado estadual Bebeto e o ex-secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, para a cessão das arquibancadas, que são blocos de concretos pré-moldados. Além disso, a Lusa conseguiu a estrutura metálica, telhado e cobertura, que servirão também para melhorias estruturais da arquibancada já existente do estádio e em outras intervenções.  

— Este será um marco histórico para o clube, que completa 98 anos de existência esse ano. Esse é um sonho antigo que todos nós apaixonados pela Lusa tínhamos e pessoalmente para mim foi muito ruim não ter jogado aquela partida contra o Corinthians, na Ilha, por ausência de capacidade. Foi aí que fui atrás e contei com o apoio do prefeito Eduardo Paes para que fosse possível — afirma Marcelo Barros, presidente do clube.  

Com este aumento, o Luso-Brasileiro estará apto a receber jogos dos principais campeonatos nacionais e, até mesmo, internacionais, como a Copa do Brasil, todas as divisões do Brasileirão e jogos da Libertadores e Sul-americana. O clube viabilizará a obra com parceiros comerciais e a previsão inicial é de seis meses a um ano para a finalização das obras.   

A ideia do Novo Luso-Brasileiro é colocar oito mil lugares no setor oposto à arquibancada social já existente. Atrás de cada baliza será montada uma estrutura para 1.000 torcedores. Por fim, a arquibancada social também será expandida e mais dois mil lugares disponibilizados, chegando as cadeiras até próximo do banco de reservas, como no formato das arenas mais recentes. 

Nesta sexta-feira, a partir de 10h, o prefeito fará uma coletiva no Luso-Brasileiro juntamente com Marcelo Barros, anunciando a doação e explicando como será feito o trâmite da desmontagem e a logística para o transporte dos blocos de concreto.