Notícias

Esgoto causa mau cheiro na Muiatuca

Suspeita é que obra irregular em cima da rede de esgotos obstruiu galeria


16/08/2019 - Edição 1950

O esgoto empoçado junto aos prédios está há meses e é risco aos moradores
O esgoto empoçado junto aos prédios está há meses e é risco aos moradores

Os moradores da Rua Muiatuca, no Jardim Carioca, estão preocupados com o péssimo escoamento das águas durante as chuvas e principalmente com um vazamento de esgoto que há cerca de três meses gera mau cheiro e é risco à saúde das famílias.

O insulano Felipe Rabelo mora na rua e disse que tem sido insuportável conviver com o mau cheiro. "Algumas vezes o vazamento é tanto que o esgoto empoça e muitos carros jogam água contaminada nos pedestres. Tem dias que temos que ficar com a casa fechada, pois o cheiro é muito forte. Não podemos mais viver como se estivéssemos dentro de um bueiro."

Durante inspeção no local, o Superintendente Regional da Ilha, Daniel Balbi junto com técnicos da Secretaria de Conservação, Cedae e Rio Águas, detectaram que possivelmente o problema surgiu depois que construções irregulares entre as ruas Sargento João Lopes e Muiatuca, obstruíram a galeria de esgotos e a rede transbordou despejando esgoto na rua e galerias pluviais.

Márcio Pimenta e Daniel Balbi junto com técnicos

— Constatamos que para resolver o problema é preciso descobrir aonde foi a obstrução, que deve estar embaixo de alguma construção irregular e realizar a desobstrução. A solução paliativa é fazer urgente um desvio para galeria de esgotos em rua das imediações. Será uma obra em conjunto da prefeitura com a Cedae — informou Daniel que suspeita que as obras irregulares também possam ter rompido a tubulações das águas pluviais.

A Secretaria de Conservação e a Rio Águas informaram que já preparam um planejamento para a uma obra emergencial e que a tentativa para descobrir a obstrução dos esgotos prossegue. Enquanto isso os moradores torcem para que não aconteçam chuvas fortes para evitar novos alagamentos e que as obras comecem e sejam concluídas com rapidez, para acabar de vez com o mau cheiro insuportável.