Notícias

Escritora incentiva os jovens a ler

Alessandra Pimentel cria histórias e busca aproximar os adolescentes dos livros


Por Nycolas Santana

27/11/2020 - Edição 2017

Alessandra já publicou oito livros com histórias, em sua maioria, voltadas para o público mais jovem
Alessandra já publicou oito livros com histórias, em sua maioria, voltadas para o público mais jovem

Para curar os males da vida, há quem diga que ler é o melhor remédio. A escritora insulana Alessandra Pimentel é uma das defensoras dessa bandeira e através de suas histórias e palestras
quer tornar a leitura um hábito, principalmente para os mais jovens.

Alessandra é formada em gestão de empresas e há dois anos se dedica à literatura, uma paixão
que nasceu aos 14 anos de idade, e dá sinais de uma carreira promissora, como escritora. Alessandra já publicou oito livros e planeja lançar pelo menos mais três até o ano que vem.

— Comecei a escrever ainda cedo. Criava as histórias nas redações da escola e com o tempo fui nutrindo um desejo de me desenvolver mais nessa área. No entanto, nunca publiquei essas histórias, até que amigos próximos que já tinham lido os meus textos sugeriram que eu
as publicasse e resolvi apostar. Para minha surpresa tive um retorno muito positivo — conta Alessandra, lembrando do seu primeiro livro, “A Trajetória de uma Bailarina de Verdade,” que vendeu mais de cem exemplares na estreia.

Alessandra conta que o seu público são os adolescentes e que se inspira em escritoras como Paula Pimenta e Thalita Rebouças. Além dos livros, Alessandra realiza palestras em escolas com dicas de redação, incentivo à leitura e o caminho para a realização de sonhos dos mais jovens.

— Se me perguntarem qual o intuito da minha carreira eu respondo que não é vender livros, e sim ar a vida dos jovens, passar coisas boas para eles e incentivá-los. O meu desejo é fazer um diferencial em suas vidas através da leitura — finaliza.

Em 12 de dezembro, Alessandra promove o lançamento de dois livros na cafeteria Casa Nossa, localizada no Jardim Guanabara. Fugindo um pouco de sua preferência, um dos livros será para o público adulto, e o outro é uma história infantil. Revela que um conto de Natal que escreveu para um concurso da Editora Lura foi selecionado para ser publicado no próximo mês, e comemora o convite para lançar um romance em 2021 durante a Bienal do Livro.