05/07/2024 - Edição 2205
Em uma iniciativa conjunta para promover a inclusão digital entre os jovens, a Marinha do Brasil, por meio do Corpo de Fuzileiros Navais e a Receita Federal instalaram salas de informática em duas escolas da rede municipal de ensino na Ilha do Governador. As escolas municipais Amadeu Rocha e Jornalista Orlando Dantas, localizadas no Bancários, receberam uma série de computadores que vão oferecer aos alunos acesso a ferramentas tecnológicas essenciais para o aprendizado.
A cerimônia que marcou a assinatura da parceria foi realizada na segunda-feira (1º), na Escola Amadeu Rocha, e contou com a presença de militares da Marinha, representantes da Receita Federal e os corpos docente e discente da escola. Na mesma ocasião foi inaugurada a sala de informática da unidade equipada com 20 computadores. Na terça (2), a Escola Jornalista Orlando Dantas também teve sua sala de informática inaugurada com 20 computadores também.
Os computadores originalmente eram de aparelhos receptores capazes de captar irregularmente o sinal de canais pagos de televisão, conhecidos popularmente como TV Box. Os receptores foram apreendidos pela Receita Federal e convertidos em computadores pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN).
O acordo visa não apenas contribuir com a inclusão digital de jovens insulanos, como executar ações sustentáveis de materiais apreendidos, dando uma nova funcionalidade a eles.
— Dar um destino social e sustentável às mercadorias apreendidas é um compromisso da Receita Federal. A doação de TV Box transformado em minicomputador para as escolas públicas não apenas promove a inclusão digital dos estudantes, mas também evita o impacto ambiental que resultaria da destruição desses produtos — explica Claudiney Cubeiro dos Santos, Superintendente da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES).
Para o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas, a parceria entre Marinha e Receita Federal reforça o compromisso das duas entidades como agentes transformadores da sociedade.
— É uma grande alegria para todos nós construir essa parceria, modificar a realidade desses estudantes e proporcionar um aprendizado de maior qualidade — disse Chagas.