16/05/2025 - Edição 2250
Moradores do bairro das Pitangueiras têm enfrentado dificuldades ao utilizar a escadaria que facilita o trajeto entre as ruas Dante Santoro e Conceição da Feira. O local, que deveria facilitar o deslocamento dos pedestres, tornou-se um ponto de preocupação devido ao estado de conservação.
A escadaria faz uma conexão importante no bairro, sendo um dos principais acessos aos condomínios dos Tijolinhos, localizada na parte mais elevada do bairro, sobretudo para pedestres vindos da Praia da Bandeira.
Entre as principais reclamações estão a falta de iluminação, que torna o trajeto perigoso, sobretudo durante a noite, e o mato alto no entorno da escadaria, que reduz a visibilidade e favorece a presença de insetos e animais. Além disso, os degraus desnivelados e desgastados representam risco de acidentes, especialmente para idosos e crianças.
— É um perigo passar por aqui à noite. Não tem luz, o mato cobre tudo, e ainda temos que tomar cuidado para não tropeçar. Em dias de chuva é praticamente impossível subir a escadaria — conta Ana Paula Silveira, 37 anos, moradora do Tijolinhos.
A situação se agrava com o acúmulo de sujeira, sobretudo em uma valeta que segue ao longo de toda a escadaria. Além do descarte irregular de resíduos, há a presença de fezes de animais.
Para os moradores o espaço, além de insalubre, passa a sensação de abandono.
— O que deveria servir para nos ajudar, na realidade nos atrapalha. Eu não me sinto seguro em andar por uma escadaria assim, pois não sabemos o que pode acontecer no meio dela. Podemos nos machucar, podemos ser surpreendidos por um assaltante ou até mesmo um animal. O fato de uma escadaria representar um risco, é sinal de que está abandonada — afirma João Roberto Santana, de 54 anos, também morador do Tijolinhos, completando em seguida — Peço que as autoridades locais olhem para as Pitangueiras com mais carinho. Essa escadaria é muito importante para o nosso deslocamento.
Servidões não recebem manutenção e moradores queixam-se do abandono
Descaso e abandono. Esses são os sentimentos dos moradores que utilizam as servidões que encurtam o caminho dos insulanos que moram nas partes altas da Ilha. Há alguns anos, moradores de locais próximos de servidões, denunciam o abandono, ...
A escadaria que liga a Rua Gregório de Castro Moraes à Rua Cambaúba, no Jardim Guanabara está gera medo e constrangimento aos moradores das imediações e pessoas que utilizam a servidão. O local está com aspecto de abandonado, durante a noite ...