Notícias

Eduardo Paes recebe da Aceig propostas para a Ilha

Prefeito vai intervir em estacionamentos em áreas públicas e aceita ideia para tornar o Corredor Esportivo um Parque Urbano referência na cidade


20/09/2024 - Edição 2216

No final da tarde da terça-feira (17), a Associação Comercial da Ilha do Governador (ACEIG), cujo presidente é o jornalista José Richard, em parceria com o presidente da Associação Atlética Portuguesa, Marcelo Barros, e o subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, realizaram um encontro que reuniu centenas de empresários e representantes de entidades representativas da Ilha do Governador no Salão de Festas Nautilus, na Freguesia. O evento contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), com o objetivo de apresentar propostas para o desenvolvimento da região e o fortalecimento do comércio local.  

Além do prefeito, estiveram presentes deputados federais, secretários do Município, vereadores de diversos partidos e candidatos a vereador nesta eleição. Durante o evento, José Richard destacou questões públicas importantes para os moradores e empresários locais. Entre os principais pontos levantados, destaca-se o problema da cobrança nos três estacionamentos em áreas públicas ao longo da Estrada do Galeão, que foram construídos como parte do programa Rio Cidade. Entretanto, a empresa que administra os estacionamentos, impõe tarifas caras desestimulando a maioria dos motoristas que buscam vagas. Na maior parte do dia os três estacionamentos permanecem vazios, o que afeta diretamente o comércio local. 

— Não há sequer um período de tolerância para os motoristas, o que inviabiliza qualquer tentativa de breve parada para compras ou outras atividades perto desses estacionamentos, que foram construídos para serem rotativos — explicou Richard, durante o encontro.  

O prefeito Eduardo Paes foi enfático e garantiu que vai agir. Segundo ele, a prefeitura irá entrar com uma ação para rever a concessão da empresa terceirizada. "Essa situação é inadmissível. O espaço deve ser utilizado em prol da comunidade e do comércio local e já era pra ter sido feito. Isso vale para legislatura atual, independente da eleição, já vamos fazer essa intervenção", disse Paes. 

Outra proposta apresentada no encontro foi em relação ao Corredor Esportivo para que se torne um grande centro de lazer e esportes da região. O local, que é muito frequentado por moradores para atividades ao ar livre, carece de melhorias, como a instalação de guarda-corpos para garantir a segurança de quem caminha pela orla. De acordo com o prefeito, a ideia não é somente realizar melhorias pontuais, mas também transformar o Corredor Esportivo em um Parque Urbano de uso intensivo.  

— Queremos fazer algo parecido com o que fizemos no Parque Realengo e Parque Madureira. A ideia é criar um espaço de lazer e convivência para toda a população da Ilha — disse o prefeito.  

Outro assunto também parte do conjunto de propostas da Associação Comercial, em nome dos comerciantes e motoristas na Ilha, é a atuação de flanelinhas irregulares, principalmente em áreas de grande movimentação do comércio. O documento cobrou uma ação mais efetiva da prefeitura em relação ao problema. 

Paes disse que essa fiscalização é responsabilidade da prefeitura e garantiu uma rápida ação. "Sabemos que essa é uma questão delicada, mas vamos intensificar a fiscalização e combater essa prática irregular de forma mais eficiente", prometeu o prefeito. 

Outro assunto incluído nas propostas durante o encontro foi a questão do acervo histórico da Ilha do Governador, que foi retirado da Biblioteca Euclides da Cunha e levado para uma sala na subprefeitura das Ilhas. O prefeito garantiu que este acervo deve retornar para a biblioteca. “Vou ligar pessoalmente para o secretário Marcelo Calero e pedir que ele faça as intervenções necessárias na biblioteca para que o acervo volte para lá”, afirmou o prefeito, sendo aplaudido pelos presentes. 

Por fim, foi apresentada ao prefeito proposta para criação de linhas de barcas sob gestão do município para melhorar a mobilidade urbana da Ilha. A ideia é estudar trajetos para embarcações de pequeno e médio porte, ligando Cocotá, Ribeira e Galeão com a Rodoviária Novo Rio (Terminal Gentileza), Praça 15 e Marina da Glória. O prefeito disse que vai estudar a ideia e informou que já existe um chamamento público para a criação de uma linha aquaviária entre o Galeão e o Aeroporto Santos Dumont.  

Ainda durante o evento, a Associação Atlética Portuguesa, que completa este ano o seu centenário, foi homenageada através do seu presidente Marcelo Barros, com um diploma da ACEIG destacando a importância histórica do clube para a cidade. O presidente Marcelo aproveitou para dividir homenagem com o prefeito.  

— O prefeito Eduardo Paes está fazendo uma diferença gigante no futebol carioca. Para a Portuguesa ele deu um grande presente, que foi a doação das arquibancadas da Arena do Futuro. Em breve o estádio Luso-Brasileiro estará com a capacidade estendida e servirá o futebol carioca — finalizou o presidente Marcelo.