Notícias

Edgard, o mestre que faz a diferença

No Dia do Professor a reverência a todos que ensinam


11/10/2024 - Edição 2219

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor, uma data dedicada àqueles que, com dedicação e conhecimento, transformam vidas e constroem o futuro. São a base de qualquer sociedade, pois é nas salas de aula que são formados cidadãos, profissionais e líderes. Em tempos de novos desafios na educação, o Ilha Notícias destaca a importância de valorizar esses profissionais que inspiram, motivam e despertam o desejo pelo saber. 

Na Ilha do Governador há diversos exemplos de profissionais que se destacam pela sua luta incansável em prol da educação. Um deles é Edgard Torres, educador e líder que se tornou uma das principais referências na região à frente do Colégio Paranapuã, localizado no Moneró. 

Professor de português, Edgard começou sua jornada no magistério ainda nos tempos de estudante de Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Inspirado por um de seus próprios mestres, trilhou o caminho da docência logo em seu primeiro ano na universidade. Seu primeiro passo foi no Curso Werneck, dando aulas preparatórias para concursos militares. 

— Desde jovem eu já tinha um gosto pelo ensino. Geralmente era eu que explicava o conteúdo para meus colegas de turma e todos comentavam que eu ensinava muito bem, as vezes até melhor do que pessoas que sabiam mais do que eu. O grande diferencial de um professor é esse, a forma de explicar o conteúdo e cada um tem o seu segredo — conta Edgard. 

Com muita paixão e habilidade na hora de lecionar, Edgard conquistou seus alunos e foi indicado por um deles a dar aulas em um curso para militares na Freguesia, o então Curso Paranapuã. Em pouco tempo, Edgard tornou-se sócio do curso. Aos poucos, seus sócios foram deixando o curso e Edgard foi o único que permaneceu. 

Após um período em que realizou uma parceria com o Colégio Seme, Edgard fundou, em 2004, o Colégio Paranapuã, com objetivo de expandir as oportunidades de aprendizado para seus alunos. E com o Colégio, manteve a tradição de aprovações em concursos, escolas técnicas e universidades, além de ter sido responsável pela formação de milhares de bons cidadãos e profissionais ocupando cargos de destaque. 

Com mais de 40 anos de magistério, Edgard ainda dá aulas de português com muito entusiasmo e demonstra em sua trajetória um grande compromisso com a educação de pessoas. 

— Dar aulas é um alimento espiritual. Não existe nada mais saboroso do que entrar em uma sala de aula e ensinar. E aqui no Paranapuã isso se torna ainda mais especial, pois existe uma atmosfera muito positiva entre alunos e corpo docente. Então há uma relação de muito carinho aqui dentro — afirma Edgard. 

Seja na sala de aula ou na administração escolar, o professor Edgard faz a diferença. Feliz Dia do Professor!