Notícias

Dunshee de Abranches comemora 50 anos

Escola pública municipal é referência de ensino no Bancários


05/05/2022 - Edição 2092

Professores, alunos e funcionários que fizeram parte da história da Dunshee participaram da solenidade realizada na quadra da escola
Professores, alunos e funcionários que fizeram parte da história da Dunshee participaram da solenidade realizada na quadra da escola

A Escola Municipal Dunshee de Abranches completou 50 anos neste mês de abril. A unidade se destaca pela formação de milhares de estudantes que passaram pela escola no meio século de existência. 

Localizada na Rua Gipóia, número 167, no Bancários, a escola foi fundada em 1972, durante o governo Chagas Freitas, e idealizada para garantir a educação de adolescentes residentes do bairro e áreas próximas como Tauá, Freguesia e Cocotá. O nome da escola é uma homenagem ao jornalista e parlamentar João Dunshee de Abranches Moura, o patrono da unidade de ensino. 

Durante o mês de abril, a escola realizou uma série de ações comemorativas e homenagens. Na quarta (27), foi realizada uma solenidade para celebrar os 50 anos da Dunshee de Abranches, que contou com a presença de funcionários, professores e ex-professores, da 11ª CRE, além do secretário municipal de educação Antoine Lousao e do chefe de gabinete da subprefeitura Marcelo Salim, que foi aluno da escola. 

— É uma escola referência de ensino de qualidade na Ilha do Governador e que tem o nível máximo de excelência. Ela simboliza a história viva e marcante de tantas pessoas que passaram por aqui. Comemorar 50 anos de uma escola é comemorar a vitória da educação pública — afirma a coordenadora da 11ª CRE, professora Tânia Bendas. 

Atualmente a Dunshee de Abranches atende 304 estudantes matriculados na unidade do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de turmas de correção de fluxo escolar. Todos estudam em turno integral, com três refeições diárias e a possibilidade de cursar disciplinas eletivas. Para a diretora Gisella Fernandez, a meta é continuar apresentando uma ótima qualidade de ensino e manter todo o esforço e dedicação que marcam o trabalho na escola. 

— Nós temos uma equipe muito unida na qual todo mundo trabalha unida para garantir uma educação de qualidade para a Dunshee de Abranches continue sendo referência, como nesses primeiros 50 anos de existência — explica a diretora.