19/01/2024 - Edição 2181
A trajetória médica da Dra. Tereza Cristina está intimamente ligada à sua paixão pela Ilha do Governador desenvolvida desde o primeiro dia que chegou na região. Homeopata, ela construiu uma carreira sólida baseada no carinho e atenção aos seus pacientes e hoje é uma referência para os insulanos.
Nascida na Tijuca, a médica veio para a Ilha do Governador ainda jovem, com 9 anos de idade. A então pequena Tereza Cristina se apaixonou pela beleza e tranquilidade que a região transmite. Dessa forma, lembra que seu lazer favorito era passear pelas ruas e conhecer as paisagens da Ilha do Governador.
— Nas primeiras semanas que a gente veio pra cá, eu gostava de passear de carro e ir conhecendo os bairros. E muitas vezes a gente acabava se perdendo pelas ruas, tanto que eu brincava com meu pai perguntando: “Vamos dar uma volta e nos perder pela Ilha?” — relembra.
Essa identificação desde jovem se refletiu também durante a sua carreira médica. Tereza Cristina se formou na UFRJ e por um período foi clínica geral e chefiou um posto de saúde em Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal. Entretanto, voltou à região para chefiar o serviço médico da antiga companhia aérea Vasp e atuou no setor de medicina do trabalho e aeroespacial no Aeroporto Tom Jobim. Paralelamente, Tereza Cristina se especializou numa área que viria a se tornar também uma paixão: a homeopatia.
— A maneira na qual abordamos a doença na homeopatia é algo que me encanta. Porque todos nós somos pessoas únicas e a homeopatia permite que as pessoas tenham um tratamento de forma personalizada. A mesma doença e os mesmos sintomas podem ser tratados de maneiras diferentes — explica.
E dentro da área da homeopatia, a médica se tornou uma referência na Ilha do Governador, atuando por mais de 30 anos. ” Nesses 30 anos de trabalho, meu consultório sempre esteve cheio desde o primeiro dia, graças a Deus. Sinal de que a Ilha me abraçou — diz orgulhosa.
Em seu consultório, localizado na Estrada do Galeão, 961, sala 219, já atendeu diversos insulanos e de várias gerações diferentes.
— Já comecei a atender os netos dos meus pacientes mais antigos. Esses dias, um paciente meu levou o neto de 16 anos para se consultar — conta Tereza, brincando em seguida — Se eu ficar mais um pouco, ainda dá tempo de começar a atender os bisnetos!
Aos 63 anos, Tereza Cristina é mãe de Renato, de 33 anos, e conta com orgulho que já conseguiu transmitir essa identificação com a Ilha do Governador ao filho. Ambos adoram passear e conhecer os pontos turísticos que a Ilha oferece.
A Dra. Tereza Cristina olha para sua trajetória médica e se enxerga como uma vencedora. Não só por ser médica uma referência na sua área profissional, mas também por conquistar o carinho dos insulanos e por construir sua carreira no lugar que ama. “A Ilha é um celeiro de gente boa”, diz a doutora para finalizar a entrevista.
Dra. Tereza Cristina é Gente da Ilha!