Notícias

Dr. Dimitri Caetano alerta sobre a saúde bucal

O experiente cirurgião dentista insulano desenvolveu em seu consultório um protocolo de atendimento garantir segurança aos pacientes


09/10/2020 - Edição 2010

O consultório foi adaptado para garantir segurança durante o atendimento
O consultório foi adaptado para garantir segurança durante o atendimento

A boca, que é uma das portas de entrada do novo coronavírus, precisa ter de cada um de nós as precauções necessárias para evitar os riscos de contaminação. E manter o cuidado com os dentes nesses tempos se tornou essencial. Para tranquilizar seus pacientes, o experiente cirurgião dentista insulano, Dimitri Caetano, que exerce a profissão há mais de três décadas, desenvolveu em seu consultório um protocolo de atendimento, cujo objetivo é garantir a segurança necessária aos pacientes que precisam de atendimento de urgência ou realizar um tratamento dentário.

Dimitri, que também é especializado no atendimento de pacientes idosos, um dos grupos de pessoas mais vulneráveis ao vírus, estabeleceu regras rígidas no consultório. Extinguiu a fila de espera, e agora, o paciente ao chegar para atendimento calça uma proteção descartável nos sapatos, tem a temperatura medida e faz higienização das mãos com álcool gel. Antes de iniciar qualquer procedimento, Dimitri ainda realiza procedimentos com bochechos de água oxigenada e outro com gluconato de clorexidina, que é um periogard. Essas etapas ele considera importantes para também proteger o ambiente, já que o uso de aerossóis e spray podem espalhar gotículas de salivas pelo consultório.

— No início da pandemia o consultório suspendeu o atendimento para estudarmos a maneira de criar um protocolo de segurança. Eu e minha sócia buscamos informações nas autoridades e instituições de saúde, como a FioCruz, UFRJ, USP e adotamos procedimentos seguros para atender com segurança. Busco realizar um tratamento simples, seguro e bem feito, garantindo a rapidez dos processos e tranquilidade aos pacientes, sobretudo os mais idosos. Percebo que a pandemia mexeu bastante com a parte psicológica deles. Então todo cuidado é pouco — salienta Dimitri.

Durante a pandemia muitos idosos, com receio de sair de casa, deixaram de realizar intervenções dentárias, fato que pode gerar problemas mais graves no futuro. E para atender casos especiais, Dimitri realiza tratamento em domicílio, principalmente para os pacientes com problemas de locomoção. “A grande diferença de atender o idoso é que o resultado é diferente das outras faixas de idade. A maioria procura o dentista para manter saudável a parte mastigatória, e este é um trabalho preventivo de grande importância”.

O consultório do Odontogeriatra Dimitri Caetano, que há 15 anos é especializado em atendimento aos idosos é na Estrada do Galeão, 1.245, próximo à 37ª DP. Informações: 2463-1810, ou pelo WhatsApp: 98586-0110.