Notícias

Documentário “Águas Turvas” conta a história de pescador

Filme ilustra a vida de Zezinho, da Colônia Z-10


04/10/2024 - Edição 2218

Selecionado pelos mais celebrados festivais nacionais e internacionais de cinema ambiental, o documentário “Águas Turvas” conta a história do insulano José Gonzaga Ferreira, o Zezinho, pescador icônico da Colônia Z-10, a mais antiga colônia de pescadores da costa brasileira. A sua profissão que, há décadas era pescar os mais variados tipos de peixes na Baía de Guanabara, está em risco em meio a poluição. Sua vida agora é pescar lixos flutuantes no local.  

O filme é um dos destaques da 13ª edição Filmambiente, um dos maiores festivais de cinema ambiental do Brasil. No sábado (28), foi exibido no Cinesystem Ilha Plaza especialmente para os moradores e pescadores, da Z-10. Em novembro o curta metragem, que tem duração de cerca de 7 minutos, fará sua estreia em Nova York, durante o World Water Filme Festival, que acontece entre os dias 15 e 17 na Universidade de Columbia.  

O curta metragem conta a história de Zezinho, um pescador da Z10, que tem a vida drasticamente transformada pelo aumento da poluição da Baía de Guanabara. Com o declínio dos estoques pesqueiros, Zezinho e seus colegas vivem uma crise de subsistência e de identidade. Mas, numa virada inspiradora, eles reinventam suas práticas, e se tornam guardiões do mar. Eles não só encontram um novo meio de vida “pescando lixo”, como também emergem como figuras centrais na luta pela preservação do meio ambiente. 

- Estou bastante emocionado. O filme é significativo e representa o nosso momento atual. Mas com a certeza que há como mudarmos este momento e voltarmos a viver do mar – afirma Zezinho.  

O documentário nasceu de um desejo dos diretores de fazer um filme sobre a gravidade da poluição da Baía de Guanabara. “Quando conhecemos Zezinho entendemos que ele seria o personagem central dessa história por ser apaixonado pela comunidade e mostrar seu inconformismo de maneira proativa e com gana de mudar o cenário”, conta o diretor Kléber Leão. 

Premiado como Melhor Curta Doc no Art Film Festival (Eslováquia), no Art Film Awards 2023 (Macedônia), no Feedback Film Festival 2023 (Los Angeles) e no SEA iff 2024 (Filipinas), “Águas Turvas” foi destaque também no Science Filme Festival (ONU), Italian Green Film e Water Docs Film Festival, Canadá. A produção, que tem direção de Gabriel Panazio e Kléber Leão, já foi selecionada por 14 festivais. É a Colônia Z-10 para o mundo!