Notícias

Diversos colégios e creches voltam a ter aulas presenciais

Escolas particulares na Ilha retomaram as atividades no início do mês


16/10/2020 - Edição 2011

Movimentação ainda é pequena no horário de saída do Colégio Pensi
Movimentação ainda é pequena no horário de saída do Colégio Pensi

Após liberação da Justiça do Rio, que ocorreu no início do mês de outubro, algumas escolas particulares da região e as creches voltaram com o ensino presencial. Por conta da pandemia, desde março a maioria das unidades adotou o ensino à distância como ferramenta para manter os estudantes em constante aprendizado. O posicionamento da maioria dos colégios, neste retorno gradual, é unir as duas formas em um ensino híbrido que permita as escolas estipularem rodízios de turmas para que as salas de aula não fiquem com aglomerações.

Já no caso das creches, onde a maioria dos responsáveis matriculam o filho por não conseguir cuidar durante o dia devido ao trabalho, a volta do ensino presencial é vedada apenas para aquelas crianças que pertencem ao grupo de risco. Na Ilha, as creches Cambalhota, Pimpolho e Martim Pescador, entre outras unidades educacionais, retornaram com ensino presencial.

O tema de volta às aulas presenciais foi debatido pelos leitores do jornal Ilha Notícias em enquete realizada na plataforma do Facebook do jornal e 60% dos leitores concordaram com o retorno sob o argumento de que a maioria das crianças estão frequentando festas, hotéis, cinemas, playground, restaurantes e praias, então, não faz sentido proibir apenas a escola. A Rede MV1, Escola Cambaúba, Pensi e o ZeroHum, entre outros, estabeleceram o critério do ensino híbrido e os alunos retornaram. O Colégio Paranapuan e o Carpe Diem já anunciaram que só voltam ao ensino presencial mediante a vacina. O Colégio Fernandes Vidal informou que às aulas presenciais voltarão em 2021, independentemente da vacina.

— O conteúdo online não é a mesma coisa que o ensino presencial. Meu filho fica bastante disperso à distância e tenho a sensação de que pouco evoluiu neste tempo em casa. A ida à escola cria uma rotina na criança, e faz a diferença na parte emocional. Ele pode rever os amigos e o professor tem mais liberdade para cobrar. Não via a hora. Mas acho que nada pode ser obrigatório. O pai que não se sentir seguro de levar o filho não precisa arriscar e a escola tem que compreender — pondera Lilian Cabral, mãe de um aluno da Rede MV1.

Enquanto, aos poucos, a volta as aulas nas escolas particulares vai acontecendo, ainda é incerto o retorno nas redes municipal e estadual. O Governo do Estado pretende voltar na segunda (19) para os alunos do 3º ano do Ensino Médio que irão fazer o Enem, porém já anunciou, por meio de decreto, a aprovação automática dos alunos das outras séries. Além disso, o Sindicato dos Professores anunciou, no início desta semana, uma greve com a justificativa de que alguns profissionais alegam falta de segurança para o retorno neste momento.

Errata: O Colégio Fernandes Vidal entrou em contato com a redação do jornal Ilha Notícias e afirmou que as aulas voltam no ano que vem independentemente da vacina. A correção foi feita.