Notícias

Diminuem os novos casos de Covid na Ilha

Prefeito prevê que até meados de agosto maiores de 18 anos estejam vacinados


16/07/2021 - Edição 2050

O secretário Daniel Soranz com o prefeito Eduardo Paes reunidos com o comitê científico
O secretário Daniel Soranz com o prefeito Eduardo Paes reunidos com o comitê científico

A Ilha do Governador, nesta semana, chegou à marca de 10.342 casos da Covid-19 e 838 óbitos desde o início da pandemia. Os números de novas contaminações continuam diminuindo em comparação com outros períodos e o número de internados nos hospitais da região pela doença é o menor desde março de 2020, quando iniciou a pandemia. No Boletim Epidemiológico da prefeitura do Rio, em mais uma semana, a Ilha está classificada com risco moderado para contágio, juntamente com outras cinco regiões da cidade.  

O Jardim Guanabara segue liderando o ranking de mais casos e óbitos identificados oficialmente na Ilha com 1.521 contaminações e 127 óbitos. Em seguida aparece o bairro do Tauá com 1.453 casos e 106 mortes. Já o Zumbi é o bairro com menor número de casos desde o início da pandemia com apenas 130 contaminações e dez óbitos. Embora o cenário seja animador na região, no último final de semana foi possível identificar aglomerações em diversos pontos da Ilha, principalmente à noite. Paralelo a isso, não houve nenhuma fiscalização dos órgãos públicos para repreender o não cumprimento das regras sanitárias em vigência.  

— O que eu vi sábado na Praia da Engenhoca foi uma insensibilidade gigante das pessoas nos quiosques, se aglomerando como se tudo que estamos vivendo tivesse acabado. Estamos chegando na reta final, a vacina daqui a pouco chega para todos. Não podemos dar mole agora e fazer novamente explodir os casos de contaminações na Ilha — afirma uma moradora do Zumbi, que preferiu não se identificar.  

Metade dos insulanos já tomou uma dose da vacina

Essa semana por conta da faixa etária da população, de 40 a 37 anos, que está se imunizando, ser mais numerosa, foi possível notar filas em determinados horários do dia. A quantidade de pessoas indo tomar a segunda dose também aumentou. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a tendência é que as repescagens sejam realizadas com menor frequência para um melhor atendimento.  

— Tenho a certeza e otimismo, e os dados mostram isso, que vamos chegar na segunda metade do segundo semestre com a possibilidade de termos uma situação muito diferente da atual. Então, vamos ajudar nessa reta final, vou chamar assim, e tentar acelerar mais a vacinação. A intenção é ter todos acima de 18 anos com a primeira dose até meados de agosto. A vacina está salvando vidas — declarou Paes.