Notícias

Demora dos ônibus irrita os moradores

Intervalo longo das viagens que partem da Ribeira prejudicam passageiros


30/04/2021 - Edição 2039

Insulanos se queixam que Ideal e Paranapuan não estão disponibilizando veículos suficientes das linhas saindo do terminal da Ribeira
Insulanos se queixam que Ideal e Paranapuan não estão disponibilizando veículos suficientes das linhas saindo do terminal da Ribeira

Os moradores dos bairros da Ribeira, do Zumbi, Praia da Bandeira e Pitangueiras estão enfrentando dificuldade para conseguir pegar o ônibus devido a demora dos veículos em passar nos pontos. O problema tem prejudicado a locomoção de centenas de insulanos para seus compromissos rotineiros, principalmente de trabalho.

As principais linhas que atendem os bairros são as 324, 325 e 935, operadas pela Viação Ideal, e as 322 e 327, da Transportes Paranapuan. Apesar de ter cinco linhas de ônibus à disposição, o tempo de espera tem sido tão longo que os moradores por vezes precisam recorrer às vans ou ao transporte por aplicativo para chegar nos seus compromissos.

É o caso do vendedor Leonardo Fagundes, de 27 anos, morador do Zumbi. Ele é usuário da linha 935, que faz o trajeto Ribeira x Portuguesa, e depende do ônibus para ir ao trabalho.

— Todos os dias eu pego condução no ponto próximo ao 17º BPM e é um sufoco. São 30 minutos ou mais para o ônibus chegar e não há regularidade alguma no horário. Sabendo disso eu me programo para sair muito mais cedo de casa. Mas ainda assim não tenho garantia de chegar na hora, porque até mesmo as vans, que são minhas salvaguardas para caso não consiga o ônibus, as vezes atrasam e eu fico na mão. É complicado — conta Leonardo.

A demora tem feito até mesmo alguns moradores acreditam que tais linhas deixaram de existir. É o caso da estudante Nicoli Mori, de 20 anos. Moradora da Praia da Bandeira, ela conta que era usuária frequente do 327 (Ribeira x Castelo), quando estudava no Colégio de Aplicação (Cap) da UFRJ, na Lagoa, mas desde o início de 2020 diz que é raro ver ônibus da linha pelas ruas.

— O ônibus sempre demorou muito para passar aqui no ponto, mas ultimamente eu quase não tenho visto veículos da linha circulando pela região. Meus vizinhos até comentam que acham que ela acabou, mas é muito estranho, pois a população não foi avisada de nada. Fica tudo muito incerto — explica, complementando — Atualmente eu prefiro andar até o Cocotá para conseguir condução, pois lá tem mais opções. Antes eu ficava totalmente à mercê do 327.

Procuradas pelo jornal Ilha Notícias, a Viação Ideal e a Transportes Paranapuan não se pronunciaram até o fechamento desta edição.