Gente da Ilha

Deco é o preparador de goleiros do Flu

Criado no Guarabu, Deco já revelou grandes goleiros que passaram pelo tricolor carioca


16/10/2020 - Edição 2011

Grande profissional, Deco é só alegria no dia a dia
Grande profissional, Deco é só alegria no dia a dia

André Carvalho, 48, mais conhecido pelos amigos insulanos como Deco, vive a rotina intensa de um grande clube de futebol. Ele é o preparador de goleiros do elenco profissional do Fluminense desde 2013, e responsável por treinar as muralhas do tricolor carioca. Deco já revelou grandes goleiros e treinou atletas consagrados, como Diego Cavalieri, que passou pela seleção brasileira. Atualmente treina Muriel, irmão mais velho do atual goleiro da seleção, Alisson Becker.

Deco tem orgulho de ser um insulano raiz. Ele nasceu na Ilha do Governador e foi criado no bairro do Guarabu, onde mora até hoje. Sua infância e adolescência foi toda na região desde a Escola Municipal Rodrigo Otávio, onde estudou, até as brincadeiras na Praça do Papai Noel, no Moneró, e as peladas pelos campos de terra da Ilha. É ex-goleiro profissional e, como bom insulano, nutre um carinho especial pela Associação Atlética Portuguesa, clube no qual foi revelado na década de 90 e onde atuou por dez anos.

— Considero a Portuguesa e o Iate como extensão da minha casa. Antigamente ninguém queria ser goleiro e sobrava para o piorzinho da linha, aí eu ia para o gol e me identificava bastante com a posição. Era chamado para todos os campeonatos e peladas ainda na adolescência. Mas hoje, mudou bastante isso. Temos crianças já querendo ser goleiro profissional. Isso é graças à evolução da posição e dos preparadores como eu que facilitam o trabalho — brinca Deco.

Quando se aposentou como jogador profissional, Deco se aventurou como comerciante e abriu o Bar Show de Bola, no Guarabu. Foi no início dos anos 2000 e fez sucesso entre os amigos e clientes com muito samba e pagode. Mas o seu mundo era realmente o esporte. Em 2005 tornou-se preparador de goleiros do Bonsucesso. No ano seguinte foi trabalhar na Universidade Estácio de Sá e, em 2008 surgiu o convite que mudou a sua vida. Foi chamado para ser preparador de goleiros da categoria mirim do Fluminense.

— É muito difícil chegar em um clube como o Fluminense, mas o mais difícil é se manter durante esse tempo todo. As redes sociais deram mais voz aos torcedores e estamos falando de uma posição exposta a críticas por conta do seu grau de importância para o time. Mas estou muito feliz em estar a trabalhando, evoluindo e mostrando competência no tricolor carioca — conta confiante.

Deco lembra com orgulho do goleiro de 17 anos, Marcelo Pitaluga, relevação tricolor, que foi vendido para o Liverpool recentemente por R$6,1 milhões e que ele contribuiu na sua formação desde quando o atleta chegou a base do Fluminense até se tornar, agora, o terceiro goleiro mais caro do futebol brasileiro.

Do seu terraço no Guarabu, Deco vive com a esposa Neide e o filho Gabriel de 19 anos, a tranquilidade dos insulanos de bem com a vida e garante que da Ilha não sai. Enquanto isso, segue brilhando como treinador de goleiros do Fluminense, clube que devota grande carinho e é profissional respeitado por todos atletas e diretores. Seus amigos da Ilha do Governador torcem pelo seu sucesso e apostam que Deco ainda será treinador de goleiros da Seleção Brasileira. Talento e competência ele tem para isso.