Notícias

Curso de primeiros socorros no Guarabu

Associação de Moradores realiza aulas gratuitas na sede da entidade


15/01/2021 - Edição 2024

Alunos do curso aprendem técnicas básicas de socorro como a reanimação cardiorrespiratória e imobilização ortopédica
Alunos do curso aprendem técnicas básicas de socorro como a reanimação cardiorrespiratória e imobilização ortopédica

Com o objetivo de levar capacitação em ações de primeiros socorros para a comunidade, a Associação de Moradores do Guarabu promove aulas gratuitas para os moradores. Essas aulas são realizadas na sede da entidade, através de profissionais especializados na área e além melhorar o currículo dos alunos pode ajudar a salvar vidas de acidentados.

Os ensinamentos se dividem em duas aulas de 4 horas, com conteúdo teórico e prático sobre os procedimentos necessários para prestar os primeiros atendimentos às vítimas de acidentes que acontecem no dia a dia. Além disso, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Durante o treinamento os participantes aprendem as medidas iniciais no socorro das vítimas, como a checagem dos sinais vitais, abordagem e suporte, além de técnicas essenciais, como a reanimação cardiorespiratória.

De acordo com o presidente da associação, Nilton Fernando, o objetivo com o curso é possibilitar ao morador a chance de ter uma qualificação profissional. Além disso, considera que o fato de essa oportunidade estar sendo oferecida dentro da comunidade é um grande atrativo.

— A gente busca facilitar para o morador. São aulas aqui na sede da associação, que é perto da casa da maioria das pessoas, em horário noturno, para facilitar quem trabalha vir depois do expediente. Tudo isso para atender a população da melhor maneira — explica.

Nilton conta que o curso vem sendo realizado na comunidade de dezembro e mais de 40 pessoas já participaram das aulas. Uma outra turma vai se formar em fevereiro e há vagas para quem desejar participar do curso. Além disso, ele destaca que a Associação de Moradores do Guarabu oferece outros serviços aos moradores, como fisioterapia, atendimento psicológico, artes marciais e consultoria jurídica, todos gratuitos.

— O mais importante nisso tudo é ter o morador mais próximo da associação, para que a gente possa dar o máximo de apoio a ele. Queremos com essas ações avançar na questão da formação, da qualificação profissional na comunidade, sobretudo para os mais jovens que precisam ser inseridos no mercado de trabalho. Nosso objetivo é dar a oportunidade a todos e mostrar a importância da capacitação para o seu futuro — finaliza. Informações: 3393-2007.