24/01/2025 - Edição 2234
A União da Ilha está com tudo pronto para brilhar no Carnaval 2025 com o enredo "BA-DER-NA", que promete levar um universo lúdico para a Marquês de Sapucaí. E uma das grandes novidades deste ano é a Ala das Crianças, agora classificada como Ala Jovem, que está confirmada para o desfile e segue em busca de mais crianças e adolescentes para compor o grupo.
A Ala Jovem, coordenada por Tatiana Siqueira, que desfila pela escola desde 1987, oportuniza espaço para crianças e jovens de 8 a 14 anos. Segundo a presidente da Ala das Comunidades, Leila Taufie, a iniciativa tem um papel fundamental na integração dos pequenos sambistas que saem da Escola Mirim Cavalinhos Marinhos e, muitas vezes, encontram dificuldades para permanecer no ambiente do samba.
— Quando deixam a Cavalinhos, muitas crianças acabam ficando sem um lugar fixo para desfilar e, em alguns casos, se afastam da escola. A Ala Jovem surge justamente para oferecer uma continuidade e um espaço para que eles possam chamar de seu — explica Leila.
As fantasias já estão em confecção, e os ensaios acontecem todas as quartas-feiras na Estrada do Galeão. A ala também está confirmada no ensaio técnico da União da Ilha, que acontece neste domingo, na Marques de Sapucaí, e será uma oportunidade de ouro para os jovens desfilantes vivenciarem a emoção de pisar na Sapucaí antes do grande dia.
O enredo "BA-DER-NA" promete resgatar a alegria e a ludicidade do Carnaval, e a presença das crianças na avenida é considerada essencial para transmitir essa energia contagiante ao público. Por isso, a escola está fazendo um chamado para os pais e responsáveis que desejam ver seus filhos fazendo parte dessa grande festa. As inscrições para participar da Ala Jovem podem ser feitas diretamente com Tatiana Siqueira.
— Criançada da Ilha, adolescentes, jovens, venham aproveitar essa experiencia única. Eu amo carnaval, comecei cedo também. Garanto que vocês não se arrependerão. Venha fazer parte da nossa Ala, que vai rolar muita baderna — disse Tati, que está, inclusive, confeccionando golas e os chapéus.
Tatiana Breia, conhecida como a Musa da Educação por conta do seu trabalho como professora, escolheu essa Ala para poder desfilar junto ao seu filho, o pequeno Gabriel, de 6 anos, que é especial. Eles estarão juntos neste domingo no Ensaio Técnico da União na Marques de Sapucaí. “A inclusão no carnaval é algo de extrema importância. Estou muito feliz”, conclui a musa da educação.