Notícias

Corredor Esportivo ganha mais Baobás

Ação voluntária teve o plantio de cinco mudas no Bosque do Seu Hilário


01/04/2022 - Edição 2087

Evento reuniu dezenas de jovens para o plantio das mudas no Corredor Esportivo
Evento reuniu dezenas de jovens para o plantio das mudas no Corredor Esportivo

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial das Florestas e o Dia Mundial da Água, uma ação no Bosque do Seu hilário, no Corredor Esportivo, reuniu moradores, voluntariados e instituições sociais para realizar atividades ecológicas. Na ocasião, foi realizado o plantio de mudas de diversas espécies, entre elas o Baobá. 

A ação foi coordenada pelo morador Wagner Victer e, de acordo com ele, o plantio de mudas de Baobá no Corredor Esportivo significou um ato de consciência ambiental, cuja ação cria um símbolo para a região, se tornando um grande legado para o futuro. 

— Há cerca de um ano nós produzimos algumas mudas a partir dessa espécie já existente no Corredor Esportivo. Em 2021 plantamos quatro mudas e nesta ação são mais cinco mudas. Com isso serão dez árvores de Baobá aqui no bosque, se todas prosperarem daqui a alguns anos — explica Victer, completando em seguida — A Ilha será a região com mais espécies de Baobá na cidade. Dá até para a gente brincar que aqui vai ser a nova Ilha de Madagascar! 

Ação foi coordenada pelo insulano Wagner Victer

O Baobá é uma espécie milenar originária de Madagascar, na África, e é conhecida pelo seu tronco massivo e pela enorme resistência. Além da beleza natural, a espécie se tornou um dos símbolos do Bosque do Seu Hilário. Além dos Baobás, foram plantadas mudas de outras espécies, como o Ipê e o Jacarandá. 

— O mais importante desta ação é dar um sinal de respeito à natureza, ao meio ambiente, e saber que estamos criando algo de positivo para as próximas gerações. Tudo o que está sendo feito aqui é em prol das nossas crianças — disse Hilário. 

 O evento contou com o apoio do Projeto Engenhando a Cidade, Associação de Mulheres da Ilha do Governador, do Grupo de Sustentabilidade da ALERJ, Movimento Baía Viva, além do próprio Seu Hilário, que cuida do espaço há duas décadas. 

Ao final, integrantes da Portela prestaram uma homenagem ao Baobá, que é enredo da agremiação para o carnaval de 2022, e cantaram um trecho do samba. No evento também estiveram presentes os vereadores Vitor Hugo, Felipe Michel e Pedro Duarte; e Marcelo Salim, do chefe de gabinete da subprefeitura das Ilhas, além do presidente da Associação de Ciclistas da Ilha, Luan Ferreira e moradores.