Notícias

Corredor Esportivo é o parque preferido

Insulanos utilizam a área para caminhadas, atividades de lazer e exercícios


30/07/2021 - Edição 2052

Insulanos de todas as idades fazem diariamente caminhadas ao ar livre
Insulanos de todas as idades fazem diariamente caminhadas ao ar livre

Corredor Esportivo é referência para os insulanos que buscam realizar atividades físicas ao ar livre. O local é o destino preferido de centenas de pessoas de todas as idades que se exercitam diariamente na área do parque. 

O local público que concentra ciclovia, quadras esportivas, áreas de recreação infantil, academia da terceira idade e um ParCão, tem bom movimento ao longo do dia, principalmente nos primeiros horários da manhã e no fim da tarde. Isso se deve em parte pelo fato de que a prática esportiva ao ar livre foi recomendada pelos médicos como forma para fortalecimento do sistema imunológico, fundamental no combate à Covid-19.  

Mesmo no auge da pandemia, quando o isolamento social era mais rígido, era permitido se exercitar no local. Com isso, atividades como caminhadas e passeios de bicicleta na orla do Moneró ganharam mais adeptos e agora, com a vacinação da população adiantada, a prática está se intensificando. 

Outro ponto importante, que motiva as pessoas a frequentar o Corredor Esportivo, é fato de ser um local bastante democrático. A área abrange quase toda a extensão lateral da Avenida do Magistério e é de fácil acesso para bairros como o Tauá e a Portuguesa. Além disso, por ser localizado na orla do Moneró, tem como atrativo a vista para a Baía de Guanabara e a Serra do Mar. 

Entretanto, mesmo sendo a área de lazer preferida para muitos, alguns moradores relatam que o parque precisa de maior atenção na conservação. Problemas como falta de iluminação adequada, desnível na pista de caminhada e vandalismo no equipamento público são reclamações sistemáticas dos frequentadores. É, por exemplo, o que relata a aposentada Maria Antunes, 68 anos, que realiza caminhadas no Corredor Esportivo todos os dias pela manhã 

— Tem que tomar muito cuidado ao andar por aqui, porque tem partes da pista de caminhada que são perigosas devido ao matagal que se forma em alguns pontos e as irregularidades na pista. Algumas vezes já tropecei caminhando. Gosto muito do Corredor Esportivo, mas é triste ver um lugar tão bonito ficar dessa maneira. Tinha tudo para ser o point perfeito para o insulano — afirma.