Notícias

Cônsul norueguês visita os Bancários

Thomas Solbakken conheceu o projeto Casas da Noruega, no INPS


Por Michel Costa

04/10/2024 - Edição 2218

O projeto Casas da Noruega, que há mais de uma década transforma a vida de jovens da comunidade do INPS, nos Bancários, recebeu uma visita ilustre na última quarta-feira (3): o cônsul norueguês no Rio de Janeiro Thomas Solbakken. Com foco em educação e esporte, o projeto oferece aulas de inglês, reforço escolar e uma escolinha de futebol, abrindo novas perspectivas para o futuro das crianças e adolescentes da região. 

A visita, que contou também com a presença de Marcela Petersen, representante do consulado norueguês no Brasil, e de funcionários do projeto, apresentou a Thomas a realidade das crianças que vivem na comunidade, além das aulas que elas têm na sede do projeto. Os alunos interagiram com o norueguês por meio de apresentações em inglês e proporcionaram uma recepção calorosa. 

O professor de inglês Paulo Nascimento contou como essa experiência auxilia não apenas na prática dos alunos com a língua inglesa, mas também na motivação que isso traz para que os jovens não parem de estudar. 

— A visita de Thomas é importante para os alunos praticarem a conversação em inglês e para perceberem a importância de continuar estudando. Quando você tem esse contato com um estrangeiro e consegue conversar com ele em outra língua é algo muito prazeroso e que motiva a criança a não desistir de aprender — disse o professor. 

Thomas expressou como é importante conhecer novas culturas e se mostrou motivado a visitar o projeto mais vezes. O norueguês se encantou, principalmente com a recepção das crianças, que não deixaram a barreira linguística atrapalhar a comunicação entre eles. 

— Eu amo o Brasil e a cultura brasileira. Esse contato com os jovens é algo diferente de tudo que já vivi, o calor humano aconchega o coração e faz com que você não queira ir embora. Espero voltar mais vezes. O trabalho que está sendo realizado nesta comunidade é muito importante para os jovens e suas famílias, e espero que, a cada dia, ele se fortaleça ainda mais — confessou o norueguês.