Notícias

Comlurb reforça ações nas comunidades

Robson Carvalho assume a gerência na Ilha e quer agilizar ações preventivas de combate à Covid


23/04/2021 - Edição 2038

Robson já comandou a Comlurb na Zona Sul e Centro
Robson já comandou a Comlurb na Zona Sul e Centro

A Comlurb está sob novo comando na Ilha desde o início de fevereiro. Robson Olivé de Carvalho, substituiu Júlio Vieira. Robson tem vasta experiência na gestão de resíduos sólidos e esteve nos últimos anos à frente das operações de limpeza urbana em bairros da Zona Sul e Centro da cidade. O seu nome foi escolhido por Maurício Sacramento, Superintendente Regional Norte da Comlurb.

De acordo com Robson uma das prioridades nas ações da Comlurb é a sanitização de comunidades e das unidades de saúde da Ilha com o uso de equipamentos de lavagem e pulverização com produtos adequados para o combate à Covid-19. Ele também quer a implantação de novos equipamentos de acondicionamento de lixo, com capacidade de 1,2 mil litros, equipamento superior em capacidade e resistência em comparação aos atuais contêineres laranjas para pontos mais críticos de descarte irregular de lixo, como nos Bancários, próximo a entrada da comunidade do INPS e na entrada da Praia da Rosa, entre outros locais.

— A Ilha é uma região que precisa de ações especiais de todos os serviços de limpeza urbana, como varrição, coleta domiciliar, limpeza de praias, corredores de auto fluxo, praças e parques, além de grande extensão de áreas verdes. É imprescindível o estabelecimento de rotinas bem definidas e planejadas para que todos esses serviços sejam executados de maneira regular e uniforme. É preciso unir esses fatores com a ajuda das lideranças locais — explica Maurício Sacramento, que pretende fazer uma mudança na metodologia de limpeza nas comunidades através de um estudo de automatização da coleta.

Garis realizaram sanitização no Boogie Woogie

Nas últimas semanas, o Ilha Notícias recebeu diversas demandas sobre podas de árvores e o serviço de roçada, que segundo os moradores estão tendo demora fora do habitual para serem executados. Maurício explica que encontrou dificuldades para realinhar esses serviços, mas que aos poucos estão sendo normalizados. Cita como exemplo as ações de mutirão que já ocorreram em alguns pontos de grande visibilidade como o Corredor Esportivo, no Moneró, a Estrada das Canárias e Estrada do Galeão.

— A pandemia nos obrigou a mudar muito nossas rotinas e métodos de trabalho por conta de estarmos trabalhando com um contingente bem menor, visto o afastamento de funcionários enquadrados no grupo de risco. A situação levou a necessidade de alteração na frequência de atendimentos de alguns serviços, sim, porém a perspectiva para os próximos meses é positiva pelo fato de os profissionais de limpeza terem sido priorizados em decreto para a vacinação — explicou Mauricio.