Notícias

Comandante Simone assume o 17ºBPM

Tenente Coronel quer ações de inteligência e trabalhar em parceria com a 37ª DP


30/07/2021 - Edição 2052

A Tenente Coronel Simone assume o posto no lugar do ex-comandante Valentim
A Tenente Coronel Simone assume o posto no lugar do ex-comandante Valentim

Desde a manhã de terça-feira (27), que o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é comandado por uma mulher. Uma solenidade de Passagem de Comando oficializou a troca do Tenente Coronel Augusto Moreira Valentim, que estava à frente do batalhão desde outubro de 2020, pela também Tenente Coronel Simone de Almeida Silva, que vem para a Ilha depois de comandar o 26ºBPM (Petrópolis).  

A trajetória da nova comandante com o antecessor se entrelaça na corporação. Ambos realizaram, em 1998, o Curso de Formação de Oficiais. Em 2014, se reencontraram no Quartel General da PM. Não à toa, em 2018, Valentim, que havia assumido o 34ºBPM (Magé), a chamou para trabalharem juntos na unidade. A dupla esteve junta também no 2ºBPM (Botafogo), antes de voltarem a trilhar caminhos diferentes na corporação.  

Durante a cerimônia, Valentim agradeceu a receptividade do cidadão insulano, destacou a terceira colocação geral do 17ºBPM nas reduções de indicadores criminais do primeiro semestre de 2021 e afirmou que deixa a unidade em boas mãos.  

— Destaco a transformação ocorrida em cada policial no que diz respeito ao trato com a coisa pública e a união de todos para melhorar a unidade e a prestação dos serviços. Agradeço aos cidadãos insulanos por terem enxergado seu papel na segurança pública e ter firmado o compromisso de apoiar as ações do batalhão. Peço que continuem nesta direção, porque este é o caminho para uma polícia mais próxima da sociedade. Tenho certeza de que o 17ºBPM ficará em excelentes mãos — disse Valentim.  

A nova comandante do 17º BPM ao lado de sua mãe

A nova comandante chega ao 17ºBPM com a missão de dá continuidade ao trabalho de Valentim, principalmente estimulando o policiamento de proximidade, que está ligado ao Programa Bairro Seguro, que inicialmente atua nos bairros da Portuguesa e Galeão. Simone possui MBA em Administração Pública, além de diversos cursos, como de Investigação e Perícia Criminal, de Polícia Comunitária, Tático de Abordagem e Orientações, entre outros. Além disso, possui uma experiencia como chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Vitimização do Rio de Janeiro, em 2019. 

— Vou trabalhar em prol da sociedade, cumprindo a missão constitucional da PM que é o policiamento ostensivo e manutenção da ordem pública. Estarei sempre próxima à população, ouvindo suas demandas e alocando os recursos de forma técnica, com ações de inteligência em parceria com a 37ªDP, além do fortalecimento do Projeto Bairro Seguro. Esses são alguns dos caminhos que pretendo priorizar neste início de comando — disse a comandante Simone.