Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

As empresas e a geração Z


15/04/2022 - Edição 2089

Essa semana, conversando com uma empresária aqui da Ilha do Governador, que atua na área de alimentação, ela disse que, muitos dos colaboradores de sua empresa tinham entre 23 a 27 anos, e a maioria não conseguia completar três meses no emprego. Ou pediam para sair por não se identificar com o que faziam ou por apresentarem falta de comprometimento. Ela não se preparou para receber a geração Z. 

Os jovens da Geração Z são aqueles nascidos entre 1995 e 2010. É uma geração marcada pela inovação e liberdade, principalmente em consequência do avanço da tecnologia e do crescimento da qualidade de vida. Com os impactos da pandemia, muitos jovens dessa geração estão entrando agora no mercado de trabalho e alguns reflexos já estão sendo percebidos por gestores e empreendedores no mercado. 

A Geração Z cresceu junto com a popularização da internet e interagem com o mundo integrando todas as formas de tecnologia disponíveis. Eles possuem uma visão paralela do tempo, trazendo realidades simultâneas, além de realizarem várias atividades ao mesmo tempo. 

Se as atividades na empresa requerem repetição, burocracia ou formalidades, talvez não seja esse perfil de funcionário para ter na sua empresa, pois o perfil da geração Z tem tendência em demonstrar impaciência e pouca receptividade para processos burocráticos ou de hierarquias verticais, além de não saberem trabalhar bem em grupo. 

Há muito potencial nessa geração, que já cresceu em meio a tecnologia, porém, é necessário estar preparada para recebê-los adequadamente e potencializar suas virtudes. As características mais relevantes identificadas nessa geração são: práticos, avesso a rótulos, desejosos por home office, adeptos a diversidades, vontade de aprender e são muito criativos.  

Por isso, se deseja contratar a geração Z, adote algumas estratégias como flexibilidade de formato de trabalho, controle de pequenas metas, criação de ambiente de feedback positivo e troca de opiniões, além de disseminar a cultura organizacional da empresa, pois assim eles se sentirão envolvidos no propósito da organização. Ah, e não esqueça de integrar as diferentes gerações para estimular a transferência de conhecimento entre toda a equipe.  

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de ajuda, entre em contato: @lanimenezes.br