Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A Declaração do Imposto de Renda já pode ser entregue


11/03/2022 - Edição 2084

Começou na segunda-feira (dia 7), o período para enviar a declaração do Imposto de Renda de 2022, que poderá ser entregue até 29 de abril. Não é obrigado a declarar o IR quem recebeu um total de rendimentos tributáveis igual ou menor que R$ 28.559,70 em 2021, entre outros contribuintes; e, fica obrigado a entrega, os ganhos superiores a esse valor ou caso tenha ocorrido desconto de IRPF em algum rendimento. 

Declarar o IR no começo é sempre melhor. Assim, nesses dois meses, sobra tempo para fazer correções ou ir atrás de documentos que faltarem. Quem tem muitos bens e rendimentos, especialmente, para ter tempo de colocar as informações com calma no programa. Além disso, a declaração será processada mais cedo e, em caso de restituição, a liberação acontece antes. 

Neste ano, a Receita vai pagar a restituição do IR em cinco lotes: do final de Maio ao fim de Setembro. O primeiro será pago já em 31 de maio. Vale lembrar que idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade para receber a restituição no primeiro lote. 

O dinheiro da restituição é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, até ser devolvido ao contribuinte. No entanto, outras aplicações podem render mais, como CDBs, que pagam mais do que 100% do CDI, uma taxa muito próxima à Selic. 

Vale lembrar que mesmo quem entrega a declaração no início do prazo pode receber a restituição no último lote, se a Receita fizer uma apuração mais cuidadosa. Por isso, é muito importante preencher as informações completas, com atenção. 

Salientamos que, caso seja obrigatória a entrega da declaração e isso não ocorra após o final do prazo legal de entrega, a pessoa física terá seu CPF suspenso, e só ocorrerá a regularização após a entrega da declaração que, como será entregue fora do prazo, será aplicada uma multa por atraso na entrega da declaração.

Texto produzido por André Borges, diretor da Huma Contabilidade, especialmente para a Associação Comercial da Ilha do Governador. Para mais informações sobre como fazer e entregar a declaração do imposto de renda, ligar para: 99366-0635