Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Dona do seu percurso


Por Lani Menezes

25/02/2022 - Edição 2082

Decidir se tornar líder é uma questão que afeta toda a nossa vida. Inicia na mudança de comportamento. É um modo de viver, pois não se limita apenas ao trabalho, mas envolve a liderança em todas as áreas da vida. É um desafio diário que precisamos aceitar para nos tornar uma pessoa e uma líder melhor todos os dias.  

E por que trago esse assunto nesta coluna da Associação Comercial? Nesta semana, conheci uma grande mulher, que para preservar sua identidade, a chamarei de Marcela (que significa jovem guerreira). Ela tem uma trajetória linda de superação e de mudança profissional. Se desafiou a ser líder de si mesma trabalhando em uma plataforma de aplicativo transportando passageiros em seu carro. 

É maravilhoso compartilhar essas histórias de transformações que podem servir de inspiração para muitas outras mulheres.  

Eu mal tinha batido a porta do carro e a Marcela já me deu as boas-vindas com um belo sorriso no rosto me apresentando duas rotas para chegar ao meu destino, e dizendo “Você é dona do seu percurso!” Em sequência, perguntou se a abertura da janela estava boa, por causa do cabelo, e se eu aceitaria um brigadeiro gourmet para adoçar o caminho. Claro, que me senti impactada e foi o estopim para uma linda conversa.  

Insulana, 52 anos, cheia de vida e de sonhos, divorciada, com um filho e uma mãe para cuidar, recém saída de uma cirurgia ortopédica que a limitou por quatro meses na atividade profissional, mas com muita alegria no coração pelas mudanças que estabeleceu em sua vida nos últimos três anos.  

Antes trabalhava como representante comercial e já dirigia por toda a cidade. Um pouco antes da pandemia, ela foi dispensada do trabalho e começou a grande saga para se recolocar no mercado. Paralelo a isso, problemas familiares a levou a tomar a mais radical das decisões, que foi iniciar uma nova vida sozinha com o filho e a mãe. Ao ver diversas portas fechadas em função, principalmente, da idade, decidiu encarar um desafio e com o pouco do dinheiro que lhe sobrara da rescisão, comprou um carro popular e foi trabalhar no transporte alternativo.  

Após dois anos, já estava com um novo carro e em uma nova categoria de atendimento na plataforma. Porém, mais um desafio se revelou a essa mulher. Ela sofreu um acidente em casa e precisou operar o pé, fato que a deixou por quatro meses impossibilitada de dirigir. Mas, Marcela não se apavorou. Iniciou uma jornada de experimento, conseguindo chegar a um brigadeiro gourmet que a sustentou nesses meses. Agora, ela retornou a plataforma, e está se dividindo entre os dois empreendimentos.  

Não podia ficar só para mim essa história de sucesso. Essa mulher, embora todas as dificuldades, está se renovando e crescendo a cada desafio que a vida impõe. Para promover qualquer transformação bem-sucedida, é preciso mudar o comportamento. Você é dona do seu percurso.” 

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Detalhes sobre o conteúdo: @lanimenezescoach