Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A importância da capacitação nas MPE´s na Ilha do Govenador


Por Lani Menezes

11/02/2022 - Edição 2080

No Brasil, de acordo com o Sebrae (base 2021), as micro e pequenas empresas são as principais geradoras de riqueza no Comércio, pois respondem por 53,4% do Produto Interno Bruto (PIB) deste setor e no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios.  

Esses dados demonstram a importância de incentivar e qualificar os empreendimentos de menor porte, inclusive os Microempreendedores Individuais. Pesquisas já apontam que o Brasil, por questões ligadas a economia e a falta de oportunidade, caminha para registrar o maior número de empreendedores da história.  

Isoladamente, uma empresa representa pouco, mas quando unimos todas as forças, elas se tornam decisivas para a economia geral, além de atuar diretamente na economia local. 

Ainda analisando os dados do Sebrae, os pequenos negócios empregam 52% da mão de obra formal no País e respondem por 40% da massa salarial brasileira. 

Visto este cenário do Brasil e também da Ilha demonstra a importância dos empreendedores e das equipes estarem preparados e capacitados para lidar com os seus empreendimentos. 

Conhecimento das práticas de gestão, domínio sobre finanças, vendas, produção, atendimento, além de uma estratégia de planejamento para atuar nos diversos cenários, é decisivo para se manter competitivo e aumentar as chances de sucesso da empresa. 

A capacitação é possível através de cursos específicos, workshops práticos e dinâmicos, e também com orientações pontuais e individuais através do processo de coaching para o desenvolvimento do empreendedor e de suas lideranças. 

Toda metodologia, técnicas e inovações que se aplicam para o desenvolvimento de uma grande empresa, é aplicável para as MPE´s e as MI´s. A diferença, de maneira geral, está na capacidade de investimento que as maiores empresas possuem, porém, esse cenário vem se modificando vagarosamente, com a conscientização dos empreendedores da importância de capacitar toda a empresa, independente do seu tamanho.  

A ACEIG, assim como outras instituições, auxilia nesse processo, ofertando cursos próprios ou de parcerias e processos de coaching individual e em grupo. Tudo para contribuir com o sucesso das empresas, de modo que elas continuem mantendo seus postos de trabalho abertos e fomentando o crescimento de nossa região. 

Texto da empresária e coach de liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Detalhes sobre o conteúdo: @lanimenezes.br