Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Aprendizado constante é uma necessidade


Por Lani Menezes

07/01/2022 - Edição 2074

No âmbito dos negócios, a velocidade como ocorrem as mudanças, são extremamente grandes. Tivemos uma aceleração ainda maior ocasionada pela pandemia em diversas áreas, onde se destaca no ranking, a tecnologia. 

Novos modelos organizacionais, quebra de paradigmas culturais e empoderamento dos consumidores e funcionários, são também, umas das diversas mudanças que presenciamos nesse último biênio.  

Considerando todas essas mudanças, a evolução do mundo nos direcionou para novas habilidades que tornassem as atividades humanas mais estratégicas e analíticas. Neste ponto, acrescentamos o conceito de se trabalhar de qualquer lugar, o chamado “work anywhere”. 

Mas, além disso tudo, o que era novidade ontem já estará ultrapassado amanhã, o que leva os profissionais a se desdobrarem para acompanhar essas transformações impostas pelas inovações da época e se manterem relevantes no mercado. 

Lendo alguns posicionamentos de diferentes especialistas da área de ensino, a saída para andarmos em paralelo a tudo de novo que está surgindo, é o aprendizado ao longo da vida, ou seja, “lifelong learning”. 

Trata-se de um conceito que prega a necessidade de ser feita uma atualização constante ao longo da vida. Isso não significa, que os profissionais devem deixar de lado suas especializações, mas interiorizarem que ambos os conceitos devem caminhar em paralelo. 

Esse conceito não é novo, surgiu em meados dos anos 90, e agora ganha força.  É o método mais assertivo e rápido para uma atualização que será cada vez mais rotineira. O aprendizado deixa de ser linear e assume o perfil de trilha de aprendizagem.  

Ainda vamos falar bastante sobre “lifelong learning”, mas a dica é, principalmente, para você empresário ou empresária, se conscientize que todos possuem algo a aprender e que para obter maior sucesso nos seus negócios, será preciso ter conhecimentos de áreas distintas da sua, e para isso não há limites. Aprender abrir a mente para novas possibilidades e desenvolvimentos. 

Texto da consultora empresarial e Coach de Liderança e Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310