Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Outubro Rosa nas empresas


Por Lani Menezes

01/10/2021 - Edição 2061

O Outubro Rosa é um movimento mundial que virou referência quando o assunto é prevenção do câncer de mama. Para as empresas é a oportunidade de dar destaque para essa questão, especialmente no que diz respeito à conscientização dos colaboradores sobre essa doença que é mais comum entre a população feminina, porém a masculina não está livre dela. 

A ideia do movimento Outubro Rosa é chamar a atenção para a necessidade da realização de exames rotineiros que identifiquem o câncer de mama precocemente, aumentando significativamente as chances de cura. 

O movimento iniciou nos Estados Unidos em 1990 com a organização de uma corrida pela cura desse tipo de câncer. No evento, foram distribuídos laços rosas, que até hoje simbolizam a campanha. No Brasil, a primeira iniciativa foi realizada em 2002, em São Paulo e a partir daí se estendeu a todo o território nacional, ganhando força no ano de 2008 quando houve a participação de várias cidades. 

Outubro Rosa nas empresas é essencial para conscientizar os colaboradores sobre a saúde, especialmente a importância da realização periódica de exames preventivos, como o autoexame das mamas e a mamografia. E aqui, falamos de colaboradores, porque apesar do câncer de mama em homens ser um evento raro, o Brasil registra alguns casos, inclusive, fatais. Portanto, as empresas devem investir na conscientização para todos os colaboradores. 

Além disso, essas ações de promoção de saúde das empresas promovem o bem-estar no ambiente de trabalho, a autoestima do trabalhador, além de reduzir as faltas, afastamentos e melhorar a produtividade de toda a equipe. 

A relação entre Outubro Rosa e a empresa fica estabelecida pela essência de ambos: o cuidado com as pessoas. Assim, é essencial priorizar o bem-estar dos profissionais em todas as instâncias, para garantir um ambiente saudável, e além disso, uma excelente ação para provocar a empatia dos clientes.  

Algumas sugestões de ações práticas que conscientizam seus colaboradores: Publicações do tema nos informativos da empresa; Promoção do dia casual rosa (convidar os colaboradores a colocarem o laço rosa em suas blusas ou uniformes, ou mesmo se vestirem de rosa neste dia); Convidar profissionais para palestrar sobre o tema; E, se for possível, incentive a doação de qualquer valor para Instituições de combate ao câncer.  

Texto da consultora empresarial e Coach de Liderança e Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310