Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Brasil Mais na Ilha


Por Lani Menezes

22/07/2021 - Edição 2051

No último Café Virtual Corporativo, realizado através de live pelas plataformas digitais do Ilha Notícias, conversei com a coordenadora do Sebrae, Teresa Ferreira, sobre o Programa Brasil Mais que estamos implantando em parceria com a Associação Comercial da Ilha. O "Brasil Mais” é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto.  

O programa oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. Através dos Agentes Locais de Inovação (ALI). As empresas que aderirem ao programa recebem acompanhamento técnico para melhorarem suas práticas produtivas ou gerenciais dependendo de cada diagnóstico. O Sebrae também disponibiliza manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, além de links para cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas às práticas produtivas, gerenciais e digitais, que estão disponíveis no portal do Brasil Mais.  

Tudo isso sem custo para o empresário. Como, destacado pela Teresa Ferreira, a única cobrança do programa é a dedicação do empresário nos encontros e seu comprometimento na execução das tarefas relevantes estabelecidas para aumento da produtividade e para a redução de custos da empresa. Assim, fazer parte desse programa é uma oportunidade de avaliar a real situação na empresa e prepará-la para os novos tempos.  

De acordo com os diversos estudos elaborados desde o inicio da pandemia, os economistas sinalizam para dois grandes impactos em nossa economia. O primeiro, chamado choque de oferta, que é quando as empresas reduzem drasticamente a produção e o segundo, choque de demanda, quando os consumidores começam a gastar menos, havendo uma redução considerável no consumo. Os mais afetados são os empresários das micros e pequenas empresas, que possuem menor reserva de caixa e menos chances de errar no gerenciamento. É claro, que toda a cadeia produtiva será impactada pela instabilidade econômica, mas a força desse impacto é proporcional ao seu tamanho e estrutura.  

Você que é MEs ou EPPs, não perca essa oportunidade de receber o Sebrae em seu estabelecimento e, através de uma visão externa e profissional, reestruturar seu negócio e alicerçá-lo para suportar os ventos econômicos que ainda estão por vir. A Associação Comercial da Ilha busca parceiros e formas de oferecer mecanismos de sustentação para os empreendedores da nossa região, e assim ajudar a manter mais empresas abertas e postos de trabalho garantidos. “Valorize o Comércio da Ilha”.  

Texto da consultora empresarial e Coach de Liderança e Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310