Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Exerça com empenho a Liderança Vulnerável na sua empresa


11/06/2021 - Edição 2045

Quando o assunto é liderança nesse momento de tantas incertezas e transformações, a vulnerabilidade se torna uma competência importante para os líderes. 

O conceito de liderança, seja ela em qualquer atividade de grupo, mas principalmente nas empresas, tem passado por muitas mudanças nesses últimos anos, tanto quanto o mercado em si. A figura do chefe, sisudo, fechado, que tem todas as respostas ficou para trás, e surge o líder mais humano, que se expõe, demonstra suas preocupações e que participa ativamente do dia a dia de sua equipe. Este é o conceito da liderança vulnerável. 

A pesquisadora Brené Brown, em seu livro O Poder da Vulnerabilidadedefine a vulnerabilidade como coragem para arriscar em meio à incerteza do resultado, disponibilidade de viver experiências novas, ouvir o outro, aceitar falhas e buscar ideias melhores no meio das pessoas que o cercam. Ou seja, vulnerabilidade se torna força porque é capaz de estabelecer melhores e maiores conexões emocionais entre as pessoas. O líder vulnerável proporciona maior proximidade com a equipe e compartilha de desafios e soluções.  

Durante o Fórum Mundial Econômico os grandes líderes atuantes no mercado elegeram vulnerabilidade, transparência e capacidade de pedir ajuda como as qualidades mais subestimadas de um líder. Então, não é mais uma pesquisa que fala sobre a importância da vulnerabilidade, e sim o mercado que exige.  

E como se tornar mais vulnerável? Destaco alguns comportamentos que favorecem a vulnerabilidade e que são requisitos do mercado para essa liderança vulnerável: 

1 – Aceite suas Fraquezas – Como líderes temos o ímpeto de tentar sermos perfeitos todo o tempo, e essa pressão faz com que neguemos as dificuldades que temos; 

2 – Erros Acontecem – Precisamos buscar o melhor sempre, mas não podemos fazer desse perfeccionismo uma paranóia que nos impeça de ouvir os outros e de reconhecer nossos erros; 

3 – Encare e fale a Verdade - Como diz Brené Brown, “Verdade e coragem não são sempre confortáveis, mas elas nunca são fraquezas”. É preciso coragem para enfrentar a verdade. 

4 – Pratique a Empatia – Acima de tudo ser empático é criar um ambiente de confiança para que possa se colocar no lugar do outro e compreender suas atitudes e sentimentos; 

5 – Ultrapasse o medo – O medo é o nosso aliado quando nos impulsiona, porém quando nos paralisa, somos devorados por ele.   

A liderança só é verdadeiramente eficiente quando o foco são as pessoas. Permita-se ser vulnerável e construa relações e conexões genuínas com seus liderados na sua empresa ou nas atividades que participa, assim eles serão impactados positivamente por você.