Coluna da Aceig

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Quem é o profissional que o mercado valoriza


Por Lani Menezes

14/05/2021 - Edição 2041

O Café Virtual Corporativo dessa semana teve como tema o perfil profissional que o mercado quer. Esse tema gerou tanta interação que decidi escrever um pouco mais sobre ele.  

Segundo estudos realizados pela área de RH, as empresas procuram profissionais que mostrem habilidades pessoais que possibilite gerenciar as emoções, ter bom relacionamento interpessoal e trabalhar de forma colaborativa.  

Um profissional do mercado para ser considerado capacitado, não só precisa possuir as competências técnicas, conhecidas também por hard skillscomo é necessário desenvolver as chamadas soft skills: as competências comportamentais e socioemocionais.  

Com as mudanças nos modelos do mercado de trabalho, impulsionadas por uma pandemia que já convive conosco por mais de 15 meses, e a ausência de políticas públicas efetivas e eficazes, as soft skills se tornam chaves que abrem as portas para qualquer organização em qualquer nível de atuação. Não é precipitado afirmar que essas competências podem impulsionar a transitoriedade e a adaptação dos profissionais no mercado de maneira fluída e indolor. 

Pesquisas recentes do LinkedIn (2020 Global Talent Trends), apontam que o bom uso dessas soft skills é uma tendência que veio para ficar. E considerando essa pesquisa, destaquei as cinco soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho desde o início da pandemia. 

1 – Comunicação Interpessoal - Ter uma boa comunicação interpessoal não é falar bastante, mas utilizar as palavras certas, nos momentos apropriados e principalmente, ouvir e entender a mensagem que foi transmitida; 

2 – Flexibilidade/Adaptabilidade - Ser flexível em momentos de adversidades e se adequar a diversas situações são boas respostas aos momentos de crise te obrigando a sair da zona de conforto;  

3 – Trabalhar em Equipe - Uma equipe coesa alcança o melhor resultado. Todos devem trabalhar por um objetivo comum e unindo esforços para que o trabalho seja realizado da melhor forma; 

4 – Protagonismo - Ser protagonista na vida corporativa é assumir a responsabilidade por sua própria evolução profissional; 

5 – Proatividade - Essa competência nunca saiu de moda e continuará fazendo a diferença no mercado. Ser proativo é trazer soluções desde o mais simples ao mais complexo problema. 

Vivemos momentos de incertezas, mas só vamos superar tudo isso, se empresas e colaboradores, estiverem do mesmo lado da mesa, envolvidos em desenvolver suas competências e se descobrir a cada passo dessa caminha de autoconhecimento. 

Texto da consultora empresarial e Coach de Carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310