22/11/2024 - Edição 2225
A participação feminina no desenvolvimento econômico da Ilha do Governador tem se consolidado como um dos pilares de transformação social e empresarial da região. Ao longo dos anos, as mulheres têm assumido papéis de liderança, trazendo inovação e fortalecendo o comércio local. O que antes era uma presença subestimada, hoje se traduz em empresas mais criativas, inclusivas e resilientes.
Empreendedoras, gestoras, artesãs e profissionais liberais vêm rompendo barreiras, enfrentando desafios e ocupando espaços que, por muito tempo, foram predominantemente masculinos. Elas são protagonistas em diversos setores, como o turismo gastronômico, representado por quiosques, pizzarias e restaurantes inovadores; clínicas de estética e salões de beleza; coworkings e startups digitais, além do comércio de rua, que levam o nome da Ilha para além de suas fronteiras regionais.
Mais do que abrir negócios, essas mulheres estão criando redes de apoio, inspirando outras empreendedoras e promovendo valores fundamentais como colaboração e sustentabilidade. Elas têm mostrado que é possível equilibrar vida profissional e pessoal sem perder de vista a qualidade e o impacto social de suas iniciativas.
Pesquisas apontam que negócios liderados por mulheres tendem a ser mais engajados com suas comunidades, gerando empregos e fomentando parcerias estratégicas, e na Ilha, não é diferente.
A Associação Comercial da Ilha do Governador reconhece esse protagonismo e reforça seu compromisso em promover ações que fortaleçam as mulheres empresárias. Para 2025, estão previstas iniciativas como programas de mentoria, workshops e eventos de networking, que visam ampliar o impacto positivo do trabalho feminino em toda a região. Cada conquista alcançada por elas é uma vitória que beneficia toda a região.
Que possamos celebrar e valorizar nossas Rosis, Lucianas, Paulas, Daniellys, Laylas, Patricias e tantas outras mulheres que lideram com coragem e criatividade, garantindo sua influência positiva no presente e no futuro da nossa Ilha.
Texto da psicanalista e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310
13º Salário: Perguntas e Respostas
Como aliviar a folha de pagamento através de verbas não salariais
Novas Regras para a Contribuição Sindical