Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Principais riscos para a saúde financeira da empresa


17/10/2024 - Edição 2220

Sabemos que não é uma tarefa simples manter uma empresa ativa e competitiva, principalmente com o avanço da concorrência na era digital. Como se não bastasse toda a atenção dispensada para prosperar nos negócios, a empresa é vulnerável a diversas ameaças e riscos durante o período de atuação no mercado. 

A análise do risco empresarial é uma prática que os administradores adotam como forma de prevenção contra alguns imprevistos e que permite reduzir os impactos que eles causam sobre a rotina das corporações. Em situações mais graves, podem levar o negócio à falência e encerrar suas atividades. 

O risco operacional continua sendo o mais frequente nas organizações, pois se relacionam com as falhas que acontecem no dia a dia da empresa, classificados em risco organizacional, pessoal e de operação. Muitas empresas se aventuraram no mercado sem nem mesmo ter um planejamento a longo prazo. 

O risco de acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou de qualquer modo afetam sua integridade física ou moral. Esses riscos são os mais diversificados e podem ser encontrados em todos os setores da empresa, como por exemplo:  iluminação excessiva ou insuficiente, utilização de máquinas e equipamentos sem equipamento de proteção individual, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado e outros. 

Na era digital, as ameaças cibernéticas se destacam entre os tipos de riscos empresariais. Vírus e firewalls, por exemplo, podem causar danos graves e até irreversíveis quando do comprometimento de dados sensíveis protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados, dados sigilosos (bancários, confidenciais, fórmulas) da empresa, entre outros. 

É de extrema importância que as organizações sejam construídas com base em estruturas fortes, com clareza em todos os processos para que seu negócio sobreviva e esteja preparado para os futuros problemas. Conte com os especialistas da Aceig para ajudar a sua empresa continuar prosperando!

Texto do advogado Dr. Marcelo Avelino, diretor Jurídico da Associação Comercial da Ilha do Governador.