Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Black Friday e Natal: um impulso para o comércio


Por Lani Menezes

04/10/2024 - Edição 2218

A Ilha do Governador, uma região tradicional, familiar e populosa do Rio de Janeiro, começa a se preparar para dois dos eventos importantes do calendário comercial da cidade: a Black Friday e as festividades de fim de ano. Esses momentos oferecem uma oportunidade única para os lojistas alavancarem suas vendas e fortalecerem o relacionamento com a comunidade local. No entanto, para aproveitar ao máximo esses eventos, a preparação estratégica é essencial. 

A Black Friday, que ocorre em novembro, tornou-se uma data importante para o comércio varejista brasileiro. Os lojistas precisam se planejar para competir de forma eficaz, considerando tanto as grandes redes quanto o comércio digital. Algumas estratégias são fundamentais para se destacar nesse momento, como: Promoções atraentes com ofertas progressivas e descontos reais; Uso de mídias impressas, digitais e locais para uma maior divulgação e alcance; e estoques adequados e sistema de pagamentos eficientes, tudo isso para despertar o interesse do cliente.   

E Natal, que além de ser uma oportunidade comercial, é também um momento de celebração e conexão com o povo insulano. O comércio local deve explorar isso, criando uma atmosfera natalina através de vitrines decoradas, ruas iluminadas e enfeitadas para a criação de um ambiente acolhedor, festivo e desejado; criação de ações comunitárias e campanhas solidárias de doações de brinquedos e alimentos para ajudar os necessitados e reforçar a imagem dos lojistas com o bem-estar da comunidade insulana; e por fim, promover eventos e atividades culturais para atrair um maior número de consumidores às áreas comerciais e ao shopping, como apresentações de corais, danças, chegada do Papai Noel e feiras de artesanato local para criar uma atmosfera única. 

Que esses eventos gerem uma temporada próspera para todos os comerciantes e, acima de tudo, que a comunidade insulana continue a valorizar o comércio local, reconhecendo sua importância para a economia e a identidade da Ilha do Governador. 

Texto da consultora empresarial e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310