Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

A saúde mental e o impacto nas empresas


02/08/2024 - Edição 2209

Quando falamos de saúde mental no ambiente de trabalho nos referimos ao bem-estar psicológico dos colaboradores no contexto profissional e, de acordo com pesquisas brasileiras, os transtornos psicológicos se apresentam como a terceira causa de perícias médicas no INSS, sendo que a depressão ocupa a primeira posição. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), destaca que mais de quatro em cada 10 brasileiros já tiveram problemas de ansiedade.

Porém, estudos também apontam que, a partir de 2020, houve uma deterioração considerável da saúde mental dos profissionais brasileiros em todos os níveis organizacionais e também, em todas as classificações empresariais, ou seja, das grandes empresas até as micro pequenas empresas.

E aqui na Ilha não é diferente, podemos considerar até um acréscimo nesses transtornos psicológicos, pois com tantas obras dificultando o ir e vir e com a falta de luz constante, nesse último período, os colaboradores e os empresários estão a ponto de encabeçarem essa lista de perda da saúde mental.

Assim, não dá mais para se fechar os olhos frente a esse problema, pois com um cenário cada vez mais dinâmico e exigente do mundo profissional contemporâneo, a saúde mental no ambiente de trabalho emerge como uma preocupação crucial na produtividade e na satisfação profissional impactando na lucratividade das empresas.

Para evitar doenças mentais, as empresas precisam ter ações de proteção à saúde cognitiva e promover um ambiente de trabalho saudável. E Isso, inicia-se com pequenos atos da liderança, como:

1 - Aplicação correta da ferramenta de feedback com seu colaborador;

2 - Estimular um ambiente de conversação que reduza o estigma em torno do tema;

3 - Proporcionar palestras e workshops que promovam informação e conscientização da importância da saúde mental;

4 - Oferecer benefícios que incluam tratamentos terapêuticos como psicológicos e/ou psicanalíticos.

O importante é compreender que cultivar a saúde mental no trabalho não apenas fortalece o colaborador, mas também contribui para a empresa ser mais resiliente e compassiva.

Texto da consultora empresarial e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310