Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Planejamento tributário para o ano de 2021


Por André Borges

06/11/2020 - Edição 2014

Dentro de uma ano repleto de dificuldades esse momento é propício para fazer um balanço, avaliar, planejar e traçar metas para 2021. Entretanto, também é importante lembrar que novas oportunidades de negócios surgiram em meio ao caos. Por mais atípico que este ano tem sido, especialistas em gestão chamam a atenção dos empresários e destacam a importância do Planejamento Tributário.

É importante ressaltar que Planejamento Tributário não deve ser aplicado apenas em grandes empresas, nas micro e pequenas empresas fica explicito uma redução de valores a serem pagos a título de tributos e reverter em favor da empresa, bem como almejar seu crescimento, enriquecimento e competitividade no mercado.

A ausência de planejamento tributário na maioria dos casos coloca a empresa em posição de desvantagem. Uma vez que ela pode dispor de menos dinheiro diante das pesadas cargas tributárias, bem como ter um custo maior para sua produção, enquanto que a adoção de um bom planejamento favorece a redução de custos, maior lucratividade e preferência dos consumidores diante dos preços reduzidos, ganhando maior espaço no competitivo mercado de consumo.

Para obter um bom planejamento tributário, com menos riscos, é importante procurar o auxílio de advogados e contadores. O trabalho em conjunto é extremamente relevante para alinhar as particularidades da empresa ao melhor regime tributário. Em janeiro, o empresário tem que escolher em qual o regime tributário se encaixa melhor a sua empresa. E, antecipadamente a esta escolha, deve haver um estudo e análise que darão respaldo a decisão. Por isso, esse levantamento de dados e o planejamento precisam ser iniciados agora. Além disso, devemos ter cuidado redobrado, pois estamos próximos da aprovação de uma Reforma Tributária que pode trazer impactos significativos para as empresas.

É muito importante a escolha ideal de um profissional qualificado tendo em vista a alta complexidade de nossas leis tributárias. Lembrando que uma escolha errada acarretará prejuízos pois a mudança para outro Regime Tributária só poderá ocorrer ao fim do exercício.

Texto produzido por André Borges, diretor da Huma Contabilidade, para a Associação Comercial da Ilha do Governador. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99366-0635