Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

É hora de se reinventar


Por Lani Menezes

02/10/2020 - Edição 2009

Viver é uma dádiva. A vida é feita de muitas experiências e emoções diferentes. A Bíblia em Eclesiastes 3 explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso. Que as coisas mudam, passam, transformam-se. Que nenhuma situação dura para sempre e que na vida, tudo é passageiro. Como então, viver da melhor forma possível, sem arrependimentos e sem pensar que ficou faltando algo para viver, principalmente nesses momentos, onde o mundo está sendo assolado por diversos problemas, dificuldades e pandemia? A resposta está em ousarmos nos reinventarmos.

Reinventar-se significa transformar nossa vida, sair da rotina, do marasmo, da zona de conforto, ousar mudar. Não é algo fácil, e para algumas pessoas é um desafio grandioso e sofrido, que preferem sobreviver do que ousar viver uma vida extraordinária.

E aqui eu falo de reinventar não só pessoas, mas as empresas, pois elas são compostas por pessoas. Durante essa pandemia muitas empresas ousaram se reinventar. Modificaram a forma de atender os clientes, criaram novos produtos, adquiriram novas tecnologias em seus processos, ou seja, se reinventaram.

Separei algumas dicas, que podem ser aplicadas para você ou para a empresa, para iniciar um processo ininterrupto de reinvenção:

- Apaixone-se. A paixão é vital para fazer da vida uma grande aventura e assim tirar as amarras do impossível e se colocar a disposição do novo, seja para sua vida, seja para sua empresa;

- Invista em você ou na empresa. Nem sempre investimento está atrelado ao dinheiro. Invista tempo em conhecer suas habilidades, conhecer sua equipe, conversar sobre possibilidades, visitar concorrentes, ouvir pessoas. Dedique tempo para olhar ao seu redor e permitir novos insights;

- Tenha um guia. Ter um coach o ajuda no autoconhecimento para traçar um plano para mudar seus rumos pessoais e profissionais, e na empresa ajuda a definir objetivos concretos e delimitar estratégias em curto ou longo prazo, além de criar planos de ação eficazes;

- Seja otimista. O otimismo nos leva a fazer tudo da melhor forma e facilita nossa adaptação as mudanças. Ele é um dos atributos mais preciosos em tempos de tantas incertezas em relação ao futuro.

Por isso, para você ou sua empresa, se reinventar não é opção e sim, necessidade para viver a vida extraordinária que Eclesiastes 3:12 (NTLH) afirma “Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder”.

Texto da consultora empresarial e coach de carreira Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Mais detalhes sobre o conteúdo: 99943-4310