Coluna da Aceig

Coluna da Aceig

Sistema de valores esquecidos em bancos volta a funcionar


Por André Borges

03/03/2023 - Edição 2135

As consultas foram abertas dia 28 de fevereiro, é possível consultar se há valores a receber em bancos e outras instituições em valoresareceber.bcb.gov.br. Para fazer a consulta basta informar CPF e data de nascimento, no caso de pessoas físicas, ou CNPJ e data de abertura da empresa, no caso de pessoas jurídicas, e o usuário verificará se há ou não valores a receber.  

Se tiver valores, o usuário poderá acessar o SVR com sua conta gov.br a partir de 7/3, e quem não tiver valores não precisará acessar o sistema. A partir dessa data, os usuários vão verificar um novo SVR, pois o Banco Central implementou algumas melhorias para os usuários do serviço. Nessa nova versão, o usuário deverá necessariamente selecionar uma de suas chaves Pix se quiser solicitar o resgate de valores diretamente via SVR. 

É importante lembrar que os cidadãos podem ainda entrar em contato diretamente com as instituições nos canais informados no sistema, especialmente no caso das instituições que não celebraram o termo de adesão com o BC ou de usuários que não têm chave Pix.  

Atualmente, no SVR há valores a receber para um total de 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs, referentes a: Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível; Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; Tarifas cobradas indevidamente; Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente; Contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível; Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; Outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.  

No ano passado, os usuários puderam solicitar valores relativos aos itens ‘a’ ao ‘e’. No novo sistema, será possível consultar todos os itens. 

Pessoas falecidas - Para consultar esses valores é preciso, ao acessar à página valoresareceber.bcb.gov.br/, informar CPF e data de nascimento da pessoa falecida.  Após descobrir que há valores de pessoa falecida, o usuário irá selecionar Acessar o SVR e entrar no sistema com a sua própria Conta gov.br, nível prata ou ouro. Já no sistema, basta clicar no botão “Valores para Pessoas Falecidas” e aceitar o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros. Atenção! É preciso ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, para acessar os dados da pessoa falecida. 

Texto produzido por André Borges, diretor da Huma Contabilidade. Para mais informações ligar para: 99366-0635