Coluna da Aceig

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A empatia nas empresas


Por Lani Menezes

15/07/2022 - Edição 2102

Tenho o privilégio, pelo meu trabalho, de sempre conversar com diferentes profissionais de diversas áreas, que atuam como gestores, líderes e empresários. As conversas com esses profissionais são oportunidades que Deus me proporciona para aprender com suas experiências e colocar em pratica, ou não, na minha vida profissional. 

Durante essa semana conheci um profissional que ao falarmos da importância da empatia no ambiente de trabalho, me disse que tudo isso era besteira, mais um “mimimi” nas empresas.   

Imaginem, quase surtei. Mas, respirei fundo e vi que era a minha oportunidade de entender seus sentimentos de maneira genuína (ser empática). E isso me despertou a oportunidade para escrever alguns pontos importantes quanto a esse conceito e a aplicabilidade nas empresas, entendendo que muitas pessoas podem pensar como esse empresário. 

Em primeiro lugar precisamos entender o que é empatia. A definição de empatia não é algo exato, mas vamos considerar o mais usual, que é muito mais do que se colocar no lugar do outro. É a capacidade que uma pessoa possui que a permite entender de fato como o outro está se sentindo, sendo capaz de compreender as emoções expressas por ele. E quando falamos da empatia nas organizações destacamos a capacidade que os colegas têm de compreender uns aos outros no ambiente corporativo, considerando opiniões, pontos de vista e emoções. Parece simples, mas não é.  

Estudos realizados sobre “O Futuro do Trabalho” em 2019 (Fórum Econômico Mundial) já apontava que a partir de 2021 dentre um hall de competências, a empatia está entre as 10 habilidades mais importantes para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, seus conflitos, complexidades, incertezas e diversidades.  

São diversas as vantagens que a empatia garante no ambiente de trabalho, entre elas: redução do estresse, redução de conflitos e de outras adversidades, aumenta o sentimento de bem-estar, gera maior motivação e produtividade, reduz o absenteísmo e alavanca o trabalho em equipe. Esse comportamento estimulado pelas lideranças potencializa os resultados dos colaboradores e reflete diretamente na imagem e na cultura interna das empresas. Com toda a certeza, a empatia no trabalho não é “mimimi”, na verdade é uma das chaves para o sucesso das empresas no mundo de hoje e no de amanhã.  

Texto da empresária e especialista em liderança Lani Menezes para a Associação Comercial da Ilha. Precisando de ajuda, entre em contato: @lanimenezes.br