Notícias

Cocotá terá Posto Veterinário público

Equipamento vai realizar grátis consultas clínicas nos pets e cirurgias eletivas


18/09/2020 - Edição 2007

O secretário do Bem Estar Animal Fábio Souza , com máscara escura, esteve com os engenheiros no local onde será instalado o posto
O secretário do Bem Estar Animal Fábio Souza , com máscara escura, esteve com os engenheiros no local onde será instalado o posto

Boa notícia para os pets. Uma reinvindicação antiga dos insulanos protetores de pets será atendida de acordo com as declarações do Subsecretário Municipal de Bem Estar Animal, o insulano Fábio Souza. Ele confirmou ao jornal Ilha Notícias que em breve será instalado no Aterro do Cocotá, ao lado da sede da Famig, um posto fixo de atendimento veterinário grátis para cães e gatos. A previsão é que este novo equipamento seja inaugurado no início de novembro para realizar procedimentos de castração nos pets, cirurgias eletivas, além de consultas clínicas com agendamento prévio.

A instalação deste posto vai significar uma grande economia para quem tem animal de estimação. Os procedimentos médicos, como os que serão oferecidos neste local custam, em alguns casos, mais de R$ 1 mil na rede privada. De acordo com Fábio Souza, o módulo a ser instalado no Cocotá será similar aos outros oito postos veterinários existentes na cidade.

— Assumi o cargo de subsecretário recentemente e tirei do papel esse projeto antigo para a região, atendendo assim os apelos dos protetores de pets e dos insulanos. A gente trabalha com uma média de 30 castrações por dia e todos os atendimentos clínicos, agendados previamente, poderão ser feitos. É um grande passo para os insulanos de um projeto que não foi fácil sair do papel e ser aprovado — conta Fábio Souza.

Para a insulana Cida Araújo, dona de um cachorrinho que passou mal durante a madrugada da semana passada o posto vai ser um alívio. Ela precisou levar seu animalzinho no posto da Mangueira para ser atendido, e entre sair da Ilha e voltar levou mais de 8h.
— O posto será uma benção para os animais e seus donos — disse Cida.

O atendimento será feito em um módulo fixo com três contêiners interligados com 49m². De acordo com um dos engenheiros responsáveis pela implantação, Marcel Oliveira, o local atrás da Biblioteca do Cocotá, oferece a infraestrutura necessária de água, luz e esgoto e por isso foi escolhido, além de ser estratégico e de fácil acesso dos insulanos.

— Nós já instalamos esse módulo em outras seis localidades da cidade e possuímos uma certa experiência. A expectativa é começar o quanto antes para entregar, quem sabe, no fim de outubro”.

O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Enquanto o novo espaço não fica pronto, Fábio, que também é presidente do PRTB no município do Rio e do mesmo partido do também insulano pré candidato a vereador Jimmy Pereira e do Vice-presidente da República General Mourão, anuncia que na segunda quinzena de outubro o posto volante conhecido como “castramóvel”, estará na Ilha do Governador por 15 dias em locais que serão previamente anunciados.