Notícias

Ciasc é homenageado por Tânia Bastos

Contra-almirante Renato Rangel recebe da Câmara Municipal a Medalha Pedro Ernesto


27/09/2019 - Edição 1956

A vereadora Tânia entregou a moção ao comandante do Ciasc, Alte. Renato Rangel
A vereadora Tânia entregou a moção ao comandante do Ciasc, Alte. Renato Rangel

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, Ciasc, localizado no Complexo Militar do Bananal, recebeu das mãos da vereadora Tânia Bastos Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na mesma ocasião o Contra-almirante Renato Rangel, comandante da unidade foi homenageado com o conjunto de medalhas Pedro Ernesto. O evento foi na manhã de terça (24), nas instalações do Ciasc.

O Ciasc é a instituição de Ensino do Corpo de Fuzileiros Navais responsável pelo aperfeiçoamento, especialização e pela capacitação em geral dos militares, fundado em 1955 pelo almirante Sylvio de Camargo. O centro é responsável por 77 cursos de carreira e extra carreira, atendendo oficiais e praças alunos, incluindo militares de outros países.

As homenagens tiveram como objetivo reconhecer as importantes atividades do Ciasc na região e os relevantes serviços prestados na luta da causa do autismo, cujo comandante da unidade foi o maior protagonista no apoio ao projeto “Um dia de Fuzileiro Naval”.

— A Medalha Pedro Ernesto entregue ao Contra-Almirante Renato Ferreira, e a Moção de Aplausos ao Ciasc destacam as ações da unidade militar durante o projeto Um Dia de Fuzileiro Naval para as crianças Autistas e outras deficiências que entrou para o Calendário Oficial da Marinha do Brasil - disse Tânia Bastos

O Ciasc realizou a primeira edição do evento “Um Dia de Fuzileiro Naval” em 2017 e diante do sucesso entre a criançada, em 2018 o evento também passou a ser realizado em outras organizações militares do Corpo de Fuzileiros Navais. A novidade neste ano foi que o evento passou a atender pessoas com deficiências em geral, demonstrando, além da rotina de um Fuzileiro Naval, o cotidiano do Marinheiro.

Na cerimônia, estavam presentes o Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante Loureiro; o Comandante da Divisão Anfíbia, Contra-Almirante Rossatto; o Comandante do Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o Superintendente Regional da Ilha, Daniel Balbi; o comandante dos Bombeiros da Ilha, Cel. Wallace Jardim , além de representantes de instituições civis e um grupamento de alunos do Colégio Brigadeiro Newton Braga.