Gente da Ilha

Chucrute faz sucesso na área de educação

Ex-vendedor de quentinhas e pipas, Leonardo Santos se transformou em um professor e empresário bem sucedido


Por André Oliveira

05/07/2019 - Edição 1944

Leonardo Chucrute, à frente dos alunos, leciona há mais de 15 anos conquistando a admiração de todos
Leonardo Chucrute, à frente dos alunos, leciona há mais de 15 anos conquistando a admiração de todos

O vendedor de quentinhas e pipas que atuava na Freguesia no início da década de 90, se transformou em um professor e empresário de sucesso. O nome dele é Leonardo Santos e o apelido Chucrute. Atualmente, tem a sua vida profissional ligada em atividades educacionais e é sócio de onze unidades do Curso Progressão espalhadas pelo Rio de Janeiro e do Colégio Zerohum, localizado no Galeão. Aos 36 anos, Chucrute é também consultor educacional e sonha em transformar o mundo por meio da educação.

Nascido em Nova Iguaçu, veio morar na Ilha aos oito anos, na Freguesia, acompanhando o padrasto, policial militar, que foi transferido para o batalhão da Ilha. Na região, estudou no Colégio Cuba e Mendes de Morais, até conseguir uma bolsa integral no Colégio GAP. Foi neste que ganhou o apelido que virou sobrenome.

— Lembro que no início, dividia o trabalho em uma copiadora, o que garantia minha bolsa, com a escola. Ás vezes, não tinha tempo de passar em casa e, em uma dessas vezes, fui direto da aula de Educação Física, que era realizada no pátio do 17°BPM, para a aula de português. Como estava muito suado, o professor Junior Marilson veio com o apelido de Chucrute. No inicio não gostei, mas fui acostumando e abracei, na boa, essa alcunha.

Desde a infância, o verdadeiro sonho de Leonardo era se tornar piloto de avião. Conseguiu passar para Escola Preparatória de Cadetes (Epcar) e na Academia da Força Aérea (AFA). Mas devido a dura rotina de militar, só sobrava tempo para vir ao Rio de Janeiro aos fins de semana para dar aulas em um curso preparatório comunitário, no Centro de Tecnologia da UFRJ, no Fundão.

A carreira militar acabou não dando certo. Ele conta que teve um breve período de reflexão e se concentrou no lema dos três “D”, que representam Determinação, Dedicação e Disciplina. Decidiu que com a experiência do curso comunitário poderia lecionar e conseguiu uma vaga num curso preparatório da Ilha, enquanto se formava em Matemática.

— Acredito em mudança de vida, porque foi o que aconteceu comigo. Coloquei-me à prova, comecei a dar aulas e me encontrei na profissão. Com o tempo o valor da hora aula foi aumentando e consegui ter tranquilidade para pensar como um empresário e investir de fato na educação. Não existe na minha vida a palavra impossível. Se for me dada uma missão, eu vou cumprir. É só ir atrás que vou alcançar — garante Leonardo.

O botafoguense Leonardo não esconde a paixão pela família, que considera um dos pilares do seu equilíbrio e a grande motivação para continuar seguir em frente. É casado com Erika Gorito há 11 anos e tem três filhos: Davi, Rebeca e o caçula, Gael. Leonardo criou um canal no Youtube, há poucas semanas e também se aventura na internet, ligado na era digital.

— A vida é um jogo. Como todo jogo, tem gente que torce e joga a favor, mas tem gente que faz o contrário. Então digo nos vídeos que essas pessoas que jogam contra não podem nos abalar. Foque em você e determine para sua vida que já é um vitorioso e sua estrela vai brilhar.

Leonardo Santos, carinhosamente chamado de Chucrute pelos alunos e amigos, é um grande exemplo de empreendedor de sucesso disposto a fazer a diferença pelo estudo, foco e muito trabalho. É um sujeito divertido, íntegro. É gente do bem. Além disso, consegue transformar a matemática e a física em uma coisa fácil de entender. Ele é gente da Ilha!