Notícias

Casos de Covid-19 estabilizam na Ilha

Tendência é de queda, mas já chega a 336 o número de mortes na região


11/09/2020 - Edição 2006

Pela segunda semana seguida as areias da Praia da Freguesia ficam tomadas de pessoas que ignoram as regras de distanciamento
Pela segunda semana seguida as areias da Praia da Freguesia ficam tomadas de pessoas que ignoram as regras de distanciamento

Os números divulgados pelas autoridades de saúde na quinta-feira (10) apresentaram um cenário mais estabilizado e uma ligeira diminuição nos casos ativos da doença nos bairros da Ilha. A tendência de contaminação do vírus na região, que leva em conta um intervalo de 14 dias para avaliação, chegou a uma queda de 10%, considerado estável pelos especialistas. Até o momento foram confirmados 2.638 casos e 336 mortes da Covid-19 na Ilha.

O cenário atual pode até parecer um pouco mais animador em comparação a semana passada, mas ainda requer atenção dos insulanos para diminuir a propagação do vírus, como evitar aglomerações, uso constante de máscara e a higienização das mãos. O que se viu novamente no final de semana na região foi um show de atitudes de desrespeito a essas regras, com praias cheias e a Praia da Bica à noite com muitas aglomerações.

— As pessoas precisam mais do que nunca colocar a mão na consciência e pensar cada vez mais no próximo. Essa é uma doença invisível e traiçoeira e ignorá-la não é o caminho certo. O que eu presenciei na Praia da Freguesia no último domingo é preocupante e resta torcer para que esses irresponsáveis não façam crescer novamente a doença — desabafa uma moradora da Freguesia, que preferiu não se identificar.

O Jardim Guanabara segue liderando a estatística de bairros com mais casos na região. Ao todo são 409 casos seguido pelo Galeão com 315 e a Freguesia com 309. Com maior número de mortes por coronavírus está o Tauá, que registrou 40 óbitos. O Jardim Guanabara com 37 e o Galeão com 36 completam essa lista. Quanto as constantes aglomerações registradas pelos bairros da Ilha, o comandante da Guarda Municipal da Ilha, Wilson Pralon confirmou ao jornal Ilha Notícias que vai intensificar as fiscalizações para conscientizar os cidadãos, principalmente em locais críticos.

— É um trabalho que estamos realizando desde o início da flexibilização da quarentena. A busca é sempre pelo diálogo e a conscientização, mas vamos atuar firme e autuar caso seja necessário — garante o comandante Pralon.