Notícias

Casos da Covid-19 voltam a aumentar

Milhares de insulanos retornam aos postos para atualizar imunização


17/06/2022 - Edição 2098

Parte da equipe de funcionários da Clínica da Família Maria Sebastiana
Parte da equipe de funcionários da Clínica da Família Maria Sebastiana

O número de casos de coronavírus na Ilha do Governador voltou a subir ao longo das últimas duas semanas, de acordo com o Painel Rio COVID-19 de monitoramento da prefeitura. A região está seguindo a tendência da cidade, que também teve um considerável aumento nos diagnósticos da doença. Diante deste aumento, o prefeito Eduardo Paes chegou a recomendar o uso de máscaras para pessoas idosas, com comorbidade e alunos das redes pública e privada, mas não tornou obrigatório. Hoje, a cidade, é a segunda com mais testes positivos em todo o Brasil.   

Embora ainda sem reflexo no número de óbitos, que segue controlado, o aumento de casos liga um sinal de alerta na população insulana. O hospital Evandro Freire nos últimos dias tem registrado um aumento considerável de pessoas com síndrome gripal. A internação para tratar a doença, por exemplo, no Rio de Janeiro, que estava zerada, agora já apresenta fila. Essa situação levou a prefeitura a reabrir leitos e solicitar ajuda federal para a reabertura no Hospital do Fundão.  

— Todos os postos de saúde da Prefeitura têm testagem, em algumas áreas da cidade a procura está maior, mas a medida em que identificarmos a necessidade vamos reforçar atendimento. Por enquanto, estamos mantendo nas unidades de saúde. Fica o alerta para a população para que tomem a vacina. Isso é muito importante neste momento — afirma o prefeito Paes.  

As notícias de aumento da Covid-19 forçaram os insulanos a procurarem os postos de saúde da região para regularizar o sistema vacinal contra a doença. A maioria busca a imunização dupla, já que em paralelo com a vacinação da Covid está acontecendo a da Influenza e, desde o início do ano, está liberado tomar as duas no mesmo dia. No Centro Municipal de Saúde Necker Pinto, no Zumbi, para se ter uma ideia, nas últimas semanas mais de 5 mil doses de vacinas foram aplicadas. Em comparação com as semanas anteriores esta semana o aumento na procura por doses de imunização triplicou.  

A Ilha atingiu um total de 27.059 casos confirmados da Covid-19 e 1.160 óbitos desde o início da pandemia. Nos últimos sete dias, cerca de 1.500 casos positivos foram identificados.