Notícias

Casos da Covid-19 disparam na região

Após três meses de queda ou estabilidade números voltam a crescer


20/11/2020 - Edição 2016

As internações para cirurgias eletivas estão suspensas no Fundão
As internações para cirurgias eletivas estão suspensas no Fundão

Após quase dois meses oscilando entre quedas e estabilidade, os números da Covid-19 aumentaram consideravelmente esta semana e o sinal de alerta chegou aos hospitais da região. Em uma semana, a Ilha do Governador registrou mais 124 casos e seis mortes pelo novo coronavírus. Na semana anterior, o aumento de casos foi de apenas 13. Em números gerais, desde o início da pandemia, já foram registrados 3.426 casos e 407 mortes pela doença na região.

O crescimento de casos confirmados de coronavírus não se resume apenas à Ilha. Todo o Estado do Rio voltou a registrar um aumento que chegou a 49% na média móvel de mortes na terça-feira (17). Os especialistas ainda não falam de uma segunda onda de contágio na cidade, mas as informações que chegam são preocupantes.

O Hospital Ilha do Governador, um dos principais hospitais particulares da região, informou que nesta semana houve um aumento considerável no atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19, fato que não acontecia há algumas semanas.

— Nos preocupa a possibilidade de ocorrer aqui uma segunda onda tão forte como na Europa. Ainda não estamos na mesma situação, mas para frear a disseminação do vírus vamos precisar novamente da mudança de comportamento das pessoas. Temos que conscientizar a população de que o controle da Covid-19 é colaborativo. É preciso usar máscaras, evitar festas e qualquer aglomeração — alerta a presidente do Instituto Questão de Ciência, a microbiologista Natália Pasternak.

O Evandro Freire voltou a registrar aumento de casos da Covid-19

O Hospital Evandro Freire não confirmou oficialmente, mas funcionários da unidade de saúde informaram ao Ilha Notícias que na unidade também houve um aumento de casos nesta última semana, e de doentes transferidos de outros hospitais públicos da cidade. Na semana passada havia 53 casos ativos da doença na Ilha, essa semana o número subiu para 78. No Hospital do Fundão, até quinta-feira, as internações clínicas eletivas estavam suspensas por conta da superlotação na emergência. Atualmente no Fundão, na área de Covid, 39 pessoas estão hospitalizadas, sendo 20 confirmados com a doença e 19 suspeitos, que aguardam resultado dos exames.

O bairro do Galeão foi o que registrou maior aumento de casos nesta semana saltando de 382 para 411 casos. Dos 78 casos ativos na Ilha, 24 são moradores do Galeão. Com o aumento de novos casos a prefeitura emitiu alerta interno preventivo às unidades de saúde primárias.