Notícias

Estacionamento proibido atrapalha o trânsito

Sem fiscalização, motoristas estacionam na faixa da direita e causam transtornos


22/01/2021 - Edição 2025

O trecho à direita logo após o McDonald's é onde os carros são estacionados
O trecho à direita logo após o McDonald's é onde os carros são estacionados

Uma cena que se tornou corriqueira tem causado transtorno no trânsito da região. Motoristas utilizam as calçadas e a faixa de rolamento da Estrada do Galeão e na sua continuidade na Rua República Árabe da Síria, calçada oposta ao McDonald’s da Portuguesa, como estacionamento, de modo ilegal. A ação é agravada em horários de picos quando o fluxo de veículos que entra na principal via de acesso da Ilha aumenta. A confusão no fluxo de carros é provocada por carros mal estacionados e em lugar proibido, e pode ser notado desde a passarela junto ao chafariz. Além dos transtornos, os veículos atrapalham os motoristas que precisam acessar a Rua Luís Belart.

As denúncias de leitores sobre este trecho da Estrada do Galeão são constantes. A prática irregular de alguns motoristas não só desrespeita as leis de trânsito como coloca os outros motoristas em risco de colisão. A alegação de ser uma ação rápida, como ir na farmácia, pegar um passageiro ou tirar dinheiro no banco, segundo as denúncias, não deve servir como justificativa a medida que se trata de uma ação individual, de benefício próprio e exclusivo, e que não leva em consideração o coletivo e os transtornos que geram ao deixar o carro estacionado irregularmente na via, mesmo por pouco tempo.

Irregularidade. Duas rodas sobre a calçada

— Sou morador da Portuguesa e trabalho no Jardim Guanabara. Para ir em direção ao meu local de trabalho necessariamente preciso pegar o retorno da Estrada do Galeão para imediatamente ter acesso a Rua Luís Belart. Por natureza, essa é uma manobra que já requer uma atenção redobrada e quando há carros parados na faixa de rolamento, a situação piora. Até porque é necessária uma redução drástica de velocidade, o que gera o congestionamento que vemos todos os dias nos horários de rush — conta Cláudio Dutra, de 43 anos.

Um dos motoristas que deixou seu veículo parado no local se justificou dizendo à reportagem do Ilha Notícias que comete a infração por achar um absurdo o preço praticado nos estacionamentos rotativos próximo ao local. De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito, estacionar o veículo no passeio ou sobre faixas de pedestres, ciclovia, assim como em ilhas, refúgios, sobre canteiros centrais, divisores de pista, gramados ou jardins públicos, configura infração grave e é passível de multa e, como medida administrativa pode ocorrer remoção do veículo. A Guarda Municipal da Ilha informou que a fiscalização será intensificada nos próximos dias.