Notícias

Carros nas calçadas prejudicam pedestres

Veículos em frente ao Bradesco na Estrada do Dendê podem sofrer multa e serem rebocados


14/05/2021 - Edição 2041

Estacionamento irregular é alvo de reclamações
Estacionamento irregular é alvo de reclamações

A Ilha do Governador sofre com um problema crônico de vagas de estacionamento nos polos comerciais e com isso muitas vezes os motoristas recorrem às calçadas para deixar estacionados seus veículos enquanto fazem uma parada no comércio, restaurantes e bancos. É o que acontece diariamente na calçada da Estrada do Dendê, sobretudo nas proximidades do número 521, onde fica uma filial do Banco Bradesco. 

O estacionamento irregular faz com que pedestres encontrem dificuldade para se locomover pela calçada, devido falta de espaço para caminharAs pessoas precisam se espremer entre os veículos ou então andar pela rua, correndo risco de serem atropelado na movimentada Estrada do Dendê. 

Tal problema é constantemente denunciado por leitores do Ilha Notícias na coluna Boca no Trombone e, recentemente, um deles registrou em vídeo o momento em que um cadeirante ficou impedido de passar por conta dos veículos que estacionaram na calçada rente ao corrimão da rampa de acesso ao banco, ocupando literalmente todo o espaço reservado ao pedestre.  

Cadeirante ficou impedido de transitar pelo local

A moradora Andréia Leite, 50, conta que a falta de respeito é constante e pede consciência aos motoristas.

— É sempre assim. Chega alguém parando o carro e atrapalhando todo mundo. Isso quando não acontece de resolvem parar na porta da garagem que fica ao lado do banco, que além de tirar o espaço do pedestre, impede a saída dos veículos. São sempre as pessoas pensando somente nelas próprias e não no próximo. Quem sofre mais são os idosos, as pessoas com criança de colo e os deficientes — conta, lembrando que há tempos denuncia o problema às autoridades locais — Já cansamos de fazer solicitação para a prefeitura e não somos atendidos. Chega a um ponto que a gente deixa de acreditar que um dia vão tomar alguma providência. 

O estacionamento irregular sobre a calçada é considerado uma infração grave pelo inciso V do Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevendo a perda de cinco pontos na carteira de motorista, multa de R$ 195,23 e a possibilidade de ter o veículo rebocado.  

Procurada, a assessoria de comunicação da Guarda Municipal disse que encaminhou a demanda para o Grupamento Especial de Trânsito (GET) da Zona Norte e reforçou que a população pode denunciar flagrantes de irregularidades de trânsito por meio da Central 1746, que a GM agira com  rigor.