Notícias

Carinha da Gaita faz sucesso na Flórida

Ex-músico insulano agora é chef de cozinha internacional e desenvolve trabalho social nos EUA


29/01/2021 - Edição 2026

Agora ele mora na Flórida onde é chef e capelão
Agora ele mora na Flórida onde é chef e capelão

Na Ilha, Fernando Louzada era conhecido como o “Carinha da Gaita” devido ao fato de ser um talentoso gaitista. Como músico, participou de gravações e se apresentou com grandes artistas da música brasileira, como Cássia Eller, Evandro Mesquita e Raul Seixas.

Entretanto, um triste acontecimento o fez mudar o rumo de sua vida. A morte do pai em decorrência de um câncer o colocou em um período de depressão. Foi quando Fernando se tornou cristão e aprendeu sobre culinária. Foram, segundo ele, dois acontecimentos fundamentais para que sua vida tivesse uma reviravolta e para que começasse a desenvolver um importante trabalho social de recuperação de jovens do tráfico de drogas na comunidade do Dendê.

Há três anos Fernando foi morar na Flórida (EUA) e agora trabalha como chef de cozinha dividindo o tempo como capelão da United Chaplain International, uma organização religiosa presente em diversos países, incluindo o Brasil. Bem adaptado ao país americano, Fernando Louzada não quer parar e deseja estender suas atividades para ações solidárias.

Fernando com a filha Maria Fernanda de 9 anos

Ele conta que planeja desenvolver um projeto em escolas americanas para dar aulas de culinária para aqueles adolescentes vistos como rebeldes. E se orgulha do prêmio que recebeu da revista Brazilian Times como um dos brasileiros notáveis de 2020 por sua atuação no período de pandemia, através de ações para ajudar pessoas com depressão prestes a tirar a própria vida.

— É uma forma muito bacana de reconhecimento que a gente ganha com essa premiação. Sempre busco fazer o bem, mostrar que Deus está com sempre conosco, e que é possível vencer as dificuldades. Saber que esse trabalho será eternizado é muito gratificante — conta.

— O maior objetivo da minha vida é fazer algo em prol das pessoas por onde eu passar. Se Deus me colocou aqui, foi por algum propósito. A gente é guiado por Ele e eu busco deixar minha marca de amor ao próximo — finaliza com fé.