Notícias

Cão adotado pelo 17ºBPM vira Sargento

Oliveira, o militar de quatro patas da PM, é promovido


Por André Oliveira

12/07/2024 - Edição 2206

Os insulanos celebraram recentemente a promoção de um militar de quatro patas, queridos por todos, que virou xodó do 17ºBPM, e tornou-se um grande popstar nas redes sociais com seguidores de todo o Brasil. Trata-se do ex-Cabo Oliveira, cãozinho sem raça definida, e que na última semana foi promovido a Sargento pela Polícia Militar, em uma cerimônia para lá de especial.  

Oliveira foi encontrado no final de 2018 nas dependências do 17º BPM, acuado, com ferimentos e a pata machucada. Faminto, ele rapidamente ganhou a simpatia dos policiais e foi adotado pelo Cabo Cristiano Oliveira Gonçalves, que se tornou seu tutor oficial. Desde então, Oliveira conquistou a todos no batalhão com seu carisma. O cãozinho caramelo rapidamente virou mascote não só do batalhão da Ilha, como também da Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é um grande exemplo de amor e compaixão com os pets.  

Com o passar do tempo, o cão não apenas se recuperou, mas também assumiu um papel ativo no batalhão. Vestido com uma farda especialmente confeccionada para ele, Oliveira passou a acompanhar os policiais em várias tarefas e atividades sociais, e se tornou uma figura constante e querida nos setores dos quartéis.  

A popularidade de Oliveira não se limitou aos muros do batalhão. Cristiano Oliveira. O tutor criou um perfil nas redes sociais para compartilhar momentos do dia a dia do cão-policial. A página rapidamente ganhou seguidores, e hoje acumula mais de 200 mil fãs que acompanham as aventuras de Oliveira. Nas publicações, ele aparece fardado e exibindo suas medalhas, passeando pelos corredores da corporação e participando de rondas e "fiscalizações de lambeijos". 

— Ele caiu nas graças dos policiais e está aí. A gente brinca com ele. Às vezes que a gente chega de mau humor, ele já transforma o nosso humor, faz todos nós ficarmos felizes com suas graças. E olha que ele é bem levado. Temos um carinho enorme com ele e uma responsabilidade grande também, né. Afinal precisamos postar nas redes sociais dele com constância. Se deixarmos de postar dois dias, os seguidores já vêm no chat nos cobrar — brinca Cristiano.  

Além de suas responsabilidades como mascote e figura pública, Oliveira segue uma rotina rigorosa de higiene e alimentação e está sempre em dia com as vacinas. A história de Sargento Oliveira é um exemplo inspirador de como um simples ato de bondade pode transformar vidas. De um cãozinho ferido e abandonado, ele se tornou um herói de quatro patas, que conquista corações tanto na PM quanto nas redes sociais. Com seu novo título de Sargento, Oliveira continua a espalhar alegria e inspirar a todos que cruzam seu caminho.